Os Japoneses e o Cantinho do Perdão!

Os Japoneses e o Cantinho do Perdão!

Os Japoneses e o Cantinho do Perdão!

Total de visitas: 244

Os Japoneses e o Cantinho do Perdão!

Não preciso falar do quanto os japoneses nos ensinam.

Japoneses na copaBasta lembrar daquela cena na copa de 2014 quando eles começaram a recolher o lixo das arquibancadas.

E a surpresa ao serem fotografados e entrevistados:

– Nós sempre fazemos isso, e é bacana que os brasileiros tenham nos ajudado. Não sabíamos que seria assim tão comentado. Estão tirando fotos nossas – disse um dos japoneses, surpreso com a atenção dada a algo que, para eles, é tão comum

Eles agem diferente de nós.

Eles foram educados para limpar: Quem ajuda a limpar não suja!

Pois bem. Ontem estive no Mercadão da Vila Arens aqui em Jundiaí.

Daí vi que a limpeza que eles defendem vai além do externo.

MiriamFui conhecer a loja de produtos orientais HaruHaruya Jundiai SP -ya de uma nova amiga – Miriam Kohatsu. Eu a conheci na ACE-Jundiaí num dos cafés de negócios e a reencontrei no curso Facebook em Ação da Epicentro Digital.

Cheguei lá e fui logo recepcionada com um abraço demorado e um chá delicioso. Atendimento nota 10.

 

Miriam é muito carinhosa.

Cantinho do perdão!Depois a apresentação de produtos e por fim o Cantinho do Perdão.

Já explico.

Miriam, de descendência japonesa, tem sempre um olhar diferente para a vida.

Reserva em sua loja um local para cada grupo de alimentos, e num cantinho alerta sobre aquilo com que alimentamos nossa alma.

Já realizou por duas vezes o “Tanabata Matsuri” que significa o  “Festival das Estrelas”, que é uma festa tradicional japonesa comemorada no dia 7 de Julho ( 7 do 7), onde você escreve o seu desejo para as estrelas nos papeizinhos e depois joga no rio ou queima, para que assim a sua mensagem chegue até as estrelas para que elas possam realizar o seu desejo… apesar de ecologicamente incorreto, a simbologia desculpa qualquer coisa.

Convido à todos a assistir o vídeo no Facebook do Haru-Ya!!

Na conversa com minha filha Juliana lá no Mercadão (e pra compensar a queima do vídeo) vão startar um projeto de educação ambiental pela Sintropia Ambiental…aguardem!!!

Já teve também o Cantinho da Gratidão que foi no período do final do ano passado ate abril deste ano!! Segundo ela foi um sucesso!!!

Ela diz:

– Afinal de contas, agradecer e escrever coisas bonitas é mais fácil!

O Cantinho do Perdão é uma proposta de reflexão sobre aquilo com que enchemos nossos pensamentos, envenenamos nosso sangue e também irradiamos em nossa energia.

Cartões de PerdãoEla preparou cartões coloridos onde as pessoas escrevem aquilo que perdoam ou à quem pedem perdão.

Bem mais difícil de participar porque perdoar é desculpar…temos de descer de nosso orgulho.

Depois a pessoa amarra seu pedido nos galhos das árvores que são dispostos na frente da loja. Muito lindo e lúdico. 

O livro “Geração de Valor I do Flávio Augusto da Silva apóia as reflexões oriundas desse tempo para o Yurushi (perdão em japonês).

Pedidos de PerdãoEsse encantamento dos pedidos de perdão aos outros e a si mesmo faz com que pensemos o quanto somos imperfeitos e humanos.

Eu pendurei lá o meu pedido de perdão à todos que magoei,  intensionalmente ou não…. e ainda à mim mesma por exigir demais de mim em tantos sentidos.

O ritual termina quando os cartões são recolhidos(não há uma data fechada) respeitosamente e uma cerimônia faz com que todos os sentimentos negativos desapareçam e o pacto seja firmado.

Se você quiser fazer um passeio e prestigiar o espaço do Mercadão (que tem muitas lojas lindas que vão de presentes às verduras) passa lá na loja da Miriam e pendura o seu compromisso de natal e ano novo.

Tenho certeza que isso fará muuuuito bem à você!

 

Obrigada Miriam! Anata ni merīkurisumasu to shin’nen!

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Related Posts

Enter your keyword