Diversidade: Exclusão e Inclusão!

Diversidade: Exclusão e Inclusão!

Total de visitas: 79

Diversidade : Exclusão e Inclusão!

No último dia 28/09 a Amcham Brasil realizou o 2º Fórum de Diversidade: O poder da inclusão.

Se você não pôde ir não tem problema, você pode baixar a Cartilha de Diversidade diretamente no site. Ela foi construída com o apoio do Reinaldo Bulgarelli – sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, e assistir ao vídeo aí em cima!

Evento preparado com muito carinho para seus associados e convidados. Muita reflexão importante. Que presente a Amcham nos deu! Obrigada Deborah Vieitas.

Foram várias discussões que trouxeram aspectos e indicadores relacionados aos movimentos pessoais e corporativos na direção dos projetos de inclusão.

Entre os convidados estavam: CEO da Monsanto – Rodrigo Santos; Luis Gonçalves – vice-presidente comercial da Dell EMC; Ana Paula Assis – gerente geral da IBM para a América Latina; Camila Leal Calais – sócia do Mattos Filho Advogados; Amara Moira – Militante dos direitos de LGBTs e de profissionais do sexo; Monalysa Alcântara – eleita a Miss Brasil 2017, e por fim e não menos importante, Cida Bento – diretora executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Vários convidados enriqueceram as discussões trazendo seus testemunhos do quanto é trabalhoso mudar cultura.

As sessões do fórum tiveram o apoio do Reinaldo Bulgarelli direcionando perguntas do script e outras feitas pelos participantes o que enriqueceu o debate e reflexões. Muita transparência e abertura para todos nós.

Confesso pessoalmente que as minhas mais intensas reflexões vieram do discurso do Caco Barcelos.

A sua fala  antecedeu o seu papel de mediador do debate promovido entre os representes corporativos.

Uma de suas primeiras falas foi:

“Não é possível falar de inclusão sem que pensemos que antes tivemos a exclusão de tantos grupos”.

Verdade.

Num vídeo de retrospectiva dos 10 anos do programa, que muitos acompanham, “Profissão Repórter” pudemos rever quanta exclusão assistimos no Brasil.

A falta de políticas públicas e projetos estruturados para educação, saneamento básico, saúde e trabalho (e tantas outras frentes) nos tornam reféns no futuro das iniciativas pontuais de inclusão, como aquelas que pudemos ouvir nas palavras dos convidados que fazem o seu melhor sem aguardar que tudo se resolva do “lado de fora”.

A fala de Cida Bento e seus indicadores deixam claro o valor das empresas medirem seus projetos de inclusão de forma a avaliar se as suas ações são realmente inclusivas no médio e longos prazos: gerando treinamentos, ascensões e etc daqueles que foram trazidos aos programas e não simplesmente um primeiro passo na direção das oportunidades.

Tudo o que foi mostrado prova que as empresas também são caminhos de transformação.

Essas que estavam lá tomaram para si a responsabilidade de influenciar seus funcionários, parceiros e fornecedores no caminho da inclusão para a diversidade. E fizeram isso antes de virar lei, como iniciativa própria. Bonito de ver! Parabéns à todos por não desistirem.

O Fórum trouxe discussão sobre incômodos sociais e necessidade de convivência respeitosa.

Este artigo não busca detalhar o evento pois lá no site da Amcham você tem isto de uma forma mais abrangente e profunda.

Aqui busco ressaltar a minha visão sobre o que vi e o quanto cada história pessoal contada lá é forte e transformadora.

O exemplo é a melhor forma de sensibilizar as pessoas.

As referências que criamos quando citamos uma ou outra pessoa que com sua história venceu a exclusão reforça o discurso prático de que é possível modificar isso. As pessoas se fortalecem quando tem referências: “Se ela pode eu também posso”.

Bonito ver a força da Monalysa na luta para vencer seus obstáculos e se tornar a nossa Miss Brasil 2017, apesar de tudo.

Bonito também ver a Amara escrevendo e publicando sua trajetória  e cursando doutorado na Unicamp.

Exemplos de superação!

Diversidade

2º Forum de Diversidade Amcham Brasil

Finalmente, como alguém que busca no caminho da educação causar transformação no comportamento individual e coletivo, influenciando o intelecto das pessoas na direção das realizações e resultados para todos, agradeço imensamente à Luisa Azevedo – Relation da Amcham Campinas e Rosa Perrella por me permitirem tantos aprendizados.

Tenho certeza que meus papéis junto aos alunos, clientes e parceiros serão fortalecidos e melhorados a partir disso.

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

Related Posts

Enter your keyword