Feedback: Você deixa claro para sua equipe o que espera dela?!
Feedback : Você deixa claro para sua equipe o que espera dela?!
Verdade…pasme, em pleno século XXI há quem acredite nessa linha!Mas não é verdade também que a escola democrata de liderança (nascida nos anos 80) tenha mudado isso ou sido o “retrato de sucesso”.
Nela muitos erros foram cometidos e muitos profissionais rotulados para sempre por causa dessa conduta (e ainda existem por aí líderes expondo suas equipes antes delas estarem prontas).
Essa má performance ocorreu (e ainda ocorre) porque nem todos os profissionais, dentro dessas equipes, estavam (ou estão) maduros e prontos para receber alçadas e autonomia na execução de suas atividades.
Ansiosos e enganadas pela promessa de carreira meteórica cometeram (ou cometem) os mesmos equívocos do passado.
Algumas vezes faltou (ou falta) conhecimento da história e cultura da empresa; em outros momentos segurança e atitude para suportar a pressão, e por último carece de flexibilidade e criatividade para contornar problemas e riscos.
Defendo neste momento que você seja um líder situacional.
Aquele que se dá ao trabalho de conhecer cada um respeitando sua curva de aprendizado, e exercendo individualmente modelos de acompanhamento diferentes segundo sua maturidade, conhecimento técnico e perfil comportamental.
Claro que dá trabalho…mas também RESULTADO.
É nesta atitude que a liderança se confirma e os resultados alcançam excelência. Não se engane.
É claro que essas práticas exigem cadência, constância, persistência, conhecimento de cada integrante da equipe: seus valores, suas habilidades individuais e etc.
Mas como chegar lá?
Sabendo-se necessária tornar-se-á solidária, participativa e comprometida com você e com as metas corporativas.
Acompanhe o desempenho! Dê feedback e consequente possibilidade de correção!
O valor do feedback??? É sabido que uma equipe inicia sua fidelidade corporativa a partir do relacionamento com sua liderança, principalmente.
Invista nela. Crie confiança através de um exemplo ético.
Confie nela e nos seus ensinamentos.