Inteligência Emocional
Lembro-me ainda daquele dia:
Acordei no meio da madrugada com a imagem do diabo dentro do meu quarto.
Esgueirei-me no escuro pela beirada da cama até a porta e corri para o quarto de meus pais quando alcancei o corredor.
Cutuquei e acordei meu pai.
Ele disse-me: Que foi querida?
E eu: Tem um diabo lá no meu quarto.
Ele levantou-se demonstrando interesse sobre o que eu dizia e me deu a mão, segurando-a firme.
E disse-me: – Vamos lá ver isto!
Chegamos ao quarto e apontei os chifres do diabo acima do antigo guarda-roupas.
Ele olhou para o que eu via e analisando por alguns segundos preparou o meu consolo:
– Sente-se aqui filha. Olhe agora! (ascendendo a luz) – está vendo?!
Minha boneca sobre o guarda-roupas, com os braços levantados, faziam com que a prospecção da luz se transformasse naquilo que eu acreditava serem os chifres do diabo.
Apagou a luz de novo e ascendeu outra vez, trazendo as duas visões alternadas. E então o medo aos poucos esvaiu-se.
E então ele me disse:
– Quando você tiver medo de alguma coisa na sua vida – ascenda a luz. Olhe de frente para o seu medo, enfrente-o corajosamente. As vezes as coisas parecem piores quando você se amedronta e não tenta descobrir o que está acontecendo. Entendeu meu bem?!
Entendi sim pai. Nunca mais chamei-o nas madrugadas e também passei a dormir melhor por não mais temer o que a noite podia me trazer.
Mais de quarenta anos depois concluo que meu pai devia ter um Q.E.(Coeficiente Emocional) altíssimo, felizmente para mim!
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Mas vamos entender um pouco sobre o que é Inteligência Emocional:
“Daniel Goleman definiu inteligência emocional como:
- “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998)
Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
- Autoconhecimento Emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
- Controle Emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
- Auto-Motivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
- Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
- Habilidade em relacionamentos inter-pessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais.
Tanto quanto as primeiras são essenciais ao autoconhecimento, estas últimas são importantes em:
- Organização de Grupos – habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
- Negociação de Soluções – característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
- Empatia – é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
- Sensibilidade Social – é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
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Não estou afirmando que seja fácil manter equilíbrio em situações de tensão, medo, stress e outros tantos sentimentos, e nem mesmo que em todos os momentos eu consiga confirmá-la. Mas ressalto que o equilíbrio emocional pode levá-lo à um convívio intrapessoal e interpessoal bem mais saudáveis! Pratique!!!
Fontes: Memórias Pessoais e Wikipédia.