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Como CRIAR INTELIGÊNCIA nas OPERAÇÕES, garantir a SUSTENTABILIDADE e ter SUCESSO na PANDEMIA

Como CRIAR INTELIGÊNCIA nas OPERAÇÕES, garantir a SUSTENTABILIDADE e ter SUCESSO na PANDEMIA

Como CRIAR INTELIGÊNCIA nas OPERAÇÕES, garantir a SUSTENTABILIDADE e ter SUCESSO na PANDEMIA

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Como criar Inteligência nas Operações, garantir a Sustentabilidade e ter sucesso na Pandemia

Quanto mais treinada e madura é a equipe de atendimento menor será o ego das áreas de BACKOFFICE. Então cuide de capacitá-la.

Formado por áreas que atuam no suporte dos processos de atendimento e comercial e onde também deve estar a INTELIGÊNCIA da operação, tem grandes responsabilidades. Então temos algumas delas:

=> criar os procedimentos;
=> definir as regras de negócio;
=> garantir controles e disponibilização de recursos (estudo e efetividade de tecnologias de auto-atendimento: Chatbox, WhatsappWeb ou Business, URA’s, FAQ’s, automação com operadoras de pagamento e etc, e
=> dar solução para qualquer situação no primeiro contato do cliente, seja lá por qual canal ele escolha ser atendido.

Conhecimento efetivo e diretivas claras são necessidades para que os problemas de atendimentos sejam resolvidos em primeiro nível (com o cliente na linha), então garanta que não faltem.

Prever cenários possíveis dá trabalho mas é um caminho para reduzir riscos. Ajudam também na criatividade do portfólio de soluções.

Flexibilidade é essencial para tratar novas situações. Portanto cuide das novas necessidades do cliente.

Inteligência e Cultura de Enfrentamento de Problemas são características humanas insubstituíveis. Preserve-as portanto.

Investir na contratação das equipes é também a garantia da continuidade e qualidade das operações.

Gestão de Compras, Estoque e de Fornecedores são outros aspectos relevantes.

Eficácia e eficiência dependem dos custos. Cuide deles também.

Viabilidade e lucratividade do negócio dependem de muitos aspectos mas é possível ordená-los e priorizá-los.

Tecnologia não é apenas sistemas. Ela está presente também:

=> na engenharia dos alimentos;
=> nas embalagens (lacradas, higienizadas, invioláveis e recicláveis), que conversam com a sustentabilidade do negócio; e também
=> nos novos modais de logística trazidos pelos drones, por exemplo, que exigirão infraestrutura para regulação de pousos e etc.

HÁ UMA RECEITA PARA O SUCESSO?

O confinamento levou as pessoas para a cozinha e elas aprenderam a adequar as receitas e substituir ingredientes, porque não é possível sair para comprar isso ou aquilo a todo momento.

Assim também é preciso entender que não há uma receita de bolo para o atendimento e satisfação dos clientes internos e externos.

INTELIGÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Cada segmento tem suas características, portanto CONHEÇA E ADAPTE.

Não se limite a conhecer um caminho. Pense também em como adaptá-lo para atender uma situação nova.

Em momentos de crise é possível ler também oportunidade para o Brasil, vejamos:

Faltam empresas que ofereçam customização e escalabilidade para embalagens.

O mercado interno tem um ou outro, mas os dois no mesmo fornecedor não. Portanto algo que pode ativar os objetivos estratégicos das empresas que já estão aí.

Outras dicas são trazidas por Elton Monteiro da Essência Digital e Renato Xavier da Epicentro Digital através da Web Série Enfrentamento Empresarial de Guerra conduzido por Mark William, Presidente da ACE Jundiai.

O COMPORTAMENTO DO CLIENTE deve ser analisado através de INDICADORES ESPECÍFICOS.

A AUDIÇÃO deve ser ATIVA e o acompanhamento de todas as oportunidades trazidas por TECNOLOGIAS monitoradas.

Porque isso revelará o QUE é preciso fazer para crescer com Inteligência e Sustentabilidade.

Proteger e adaptar o negócio às constantes mudanças que o mundo ainda irá exigir serão os maiores desafios, portanto mãos a obra.

Ou acredita-se que a pandemia é a última?!

Leia também.

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Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

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