fbpx

Lições Aprendidas e Esperança

Lições Aprendidas e Esperança

Lições Aprendidas e Esperança

Total de visitas: 1.098

Tenho hábito de escrever,principalmente, quando a inspiração ou as emoções me exigem um transbordar.

Vinicius de Moraes disse que a tristeza é mais inspiradora que a alegria, por isso as melhores composições do samba vem de sentimentos que afligem o homem. Não quero acreditar nisso. Noutro dia, durante uma dinâmica no curso de Formação em Coaching Comportamental Evolutivo do Instituto Edson De Paula lá em Recife, foi proposta a dramatização de uma situação e um repensar do comportamento que assumimos num determinado momento e a chance de uma nova encenaçãopara resolver aquilo que acreditávamos precisava ser melhorado no nosso comportamento.

Pois bem. Imediatamente fui levada à uma situação de alto stress onde consegui falar com educação, escolher as palavras corretas, onde o fechamento da cena foi o melhor que poderia ter ocorrido. Daí o meu coach dentro daquela situação me perguntou: “Mas se você acha que disse o que precisava ser dito, o que pensa poderia ter sido melhor?”. A resposta foi contundente: “eu não disse o que queria e acho que não deveria dizer pois não se mata o mensageiro. Coitado. Tão difícil para ele quanto para mim. Não mudaria nada do que disse à ele. Mas eu gostaria de mudar o que senti quando eu fechei aquela porta atrás de mim. Gostaria de poder mudar o que escrevi no blog em seguida, pois em cada palavra, em cada post eu transbordei sentimentos de mágoa, vaidade, tristeza, humilhação…sentimentos que de nada ajudam aqueles que leram ou que passam por aquela situação. Gostaria de escrever posts que levem ao otimismo, a esperança e a certeza de que algo novo virá.”.

 Então, Marquinhos Diniz, aqui começo a meu compromisso comigo mesma.
 Quando encerramos uma história, seja ela emocional ou corporativa temos de olhar para o lado bom disso.
 Devemos nos orgulhar do que fizemos, das pessoas ou famílias que formamos, das equipes que conduzimos e dos resultados que alcançamos. Ter gratidão pelo tempo colocado neste esforço e tudo o que aquele tempo nos possibilitou na vida pessoal e intelectual. Se na vida afetiva pense no que poderia ter feito melhor, mas “não jogue fora o bebê com a água do banho” (né Vania Portela?). Se na vida profissional aprenda a investir parte do que ganha com sua auto capacitação(para o que achar que é preciso melhorar) e deixe um tempinho reservado para a felicidade (aprenda a dançar por exemplo). Pense e se prepare para um novo relacionamento ou para o plano B no trabalho.
 Me orgulho de ter recebido vários pedidos de adição ao Linkedin e Facebook, mesmo quando não há mais a conveniência da convivência, seja de pessoas que acabo de conhecer e que dificilmente encontraria de novo, seja de pessoas que ficaram nas empresas de onde saí. Pessoas que querem se manter ligadas e conectadas à mim, mesmo que não tenhamos mais interesses ou objetivos comuns. Pessoas que admiramos, só isso. E isso é o mais importante. Nada tem maior valor na vida do que ser respeitado e lembrado por aqueles que entenderam nossos propósitos e reconhecem nossa contribuição. Mantenha seus vínculos e contatos, eles vão ajudá-lo a lembrar quem você é, mesmo que algumas vezes você duvide. Networking é mais que emprego.

O outro lado bom é o sentido de liberdade! Muitas vezes nos queixamos de ter pouco tempo devido a jornada do trabalho e de repente há tempo para um café no shopping, visita aos amigos, uma ou mais viagens e até a migração definitiva para uma nova carreira. O privilégio de escolher um destino não pode ser maior que a segurança de um emprego que não nos permite a realização pessoal. Entenda que todos nós temos talentos e que se você souber qual é o seu, sempre conseguirá o seu sustento, com dignidade.

 Não tenha medo. A vida é cheia de surpresas e todas elas maravilhosas para quem se dispõe a se preparar para as mudanças. Coragem!

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

S.O.S.

S.O.S.

SOS é um conto de autoria anônima que fala sobre o valor da maturidade e…Leia Mais

Enter your keyword