PARA QUE SERVEM AS LINHAS DE TENDÊNCIA DOS SEUS INDICADORES?

PARA QUE SERVEM AS LINHAS DE TENDÊNCIA DOS SEUS INDICADORES?

PARA QUE SERVEM AS LINHAS DE TENDÊNCIA DOS SEUS INDICADORES?

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PARA QUE SERVEM AS LINHAS DE TENDÊNCIA DOS SEUS INDICADORES?

Definir indicadores que “falem sobre o seu negócio” é de extrema importância. Mas de nada adianta se no momento de defini-los eles não refletirem os pontos mais críticos de sua operação e principalmente que sustentem o seu propósito estratégico de médio e longo prazos.

Muitos indicadores ocupam o tempo de quem precisa se dedicar ao negócio. Decidir QUAIS indicadores fazem sentido é o principal.

Você pode utilizar metodologias reconhecidas para não perder a visão ampliada tão desejada para o seu negócio. Sugiro o BSC(Balanced Scorecard) que foi desenvolvido em Harvard em 1992 onde os indicadores são definidos segundo a visão de 4 perspectivas: Financeira / Processos Internos / Cliente / Aprendizado e Crescimento. Você pode ler mais sobre isso nesse artigo http://www.administradores.com.br/…/o-que-e-o-balanc…/45822/

Pois bem, definido os indicadores para cada perspectiva, é importante entender que ele precisa ser observado NO TEMPO, de forma que você possa monitorar suas LINHAS DE TENDÊNCIA.

Para quê?! Para confirmar sua estratégia e planos de ação.

Existem indicadores cujas linhas de tendência devem ser:

=> de baixa (exemplos: despesas, custos, perdas e etc); e outros 
=> de alta (exemplos: vendas, rentabilidade, faturamento e etc).

As linhas que acompanham um indicador NO TEMPO refletirão se eles confirmam aquilo que é esperado ou não.

A visão dessa tendência na direção do que é esperado (baixa ou alta) devem gerar alertas e ações de revisão da estratégia ou de potencialização dos resultados.

O papel mais importante da Gestão por Resultados é garantir este controle e a certeza do alcance dos objetivos estratégicos, sempre no menor tempo

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP. Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

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