PARA QUE SERVEM AS LINHAS DE TENDÊNCIA DOS SEUS INDICADORES?
Definir indicadores que “falem sobre o seu negócio” é de extrema importância. Mas de nada adianta se no momento de defini-los eles não refletirem os pontos mais críticos de sua operação e principalmente que sustentem o seu propósito estratégico de médio e longo prazos.
Muitos indicadores ocupam o tempo de quem precisa se dedicar ao negócio. Decidir QUAIS indicadores fazem sentido é o principal.
Você pode utilizar metodologias reconhecidas para não perder a visão ampliada tão desejada para o seu negócio. Sugiro o BSC(Balanced Scorecard) que foi desenvolvido em Harvard em 1992 onde os indicadores são definidos segundo a visão de 4 perspectivas: Financeira / Processos Internos / Cliente / Aprendizado e Crescimento. Você pode ler mais sobre isso nesse artigo http://www.administradores.com.br/…/o-que-e-o-balanc…/45822/
Pois bem, definido os indicadores para cada perspectiva, é importante entender que ele precisa ser observado NO TEMPO, de forma que você possa monitorar suas LINHAS DE TENDÊNCIA.
Para quê?! Para confirmar sua estratégia e planos de ação.
Existem indicadores cujas linhas de tendência devem ser:
=> de baixa (exemplos: despesas, custos, perdas e etc); e outros
=> de alta (exemplos: vendas, rentabilidade, faturamento e etc).
As linhas que acompanham um indicador NO TEMPO refletirão se eles confirmam aquilo que é esperado ou não.
A visão dessa tendência na direção do que é esperado (baixa ou alta) devem gerar alertas e ações de revisão da estratégia ou de potencialização dos resultados.