Metas: Como construí-las e persegui-las
Metas: Como construí-las e persegui-las.
Esse evento foi realizado no espaço Vida e Movimento – SP em 25/03/2015.
As seguintes problemáticas foram visitadas:
– Quantos desejos você abandonou e quantos ainda tem?
– Qual a diferença entre desejo e meta?
– Por que acredita que não a realiza?
– O que é preciso para que isto seja possível?
– Como manter a motivação para persegui-la e alcançá-la?
É preciso método para fazer algo com consistência, qualidade e em menor tempo.
Temos ansiedade por realizar nossos desejos e ficamos lá no mundo dos sonhos e portanto eles não se tornam alcançáveis, pois não são mensuráveis e nem tem compromisso com o prazo.
Existem vários métodos para o alcance de metas, mas falamos do SMART.
SMART é um acróstico e integra as características necessárias para que uma meta possa ser construída, acompanhada e realizada.
Como se especifica uma meta?
Como gerar controle para mensurar resultados?
Como estabelecer metas que sejam atingíveis e factíveis de fato?
Como torná-la algo relevante e de importância para sua realização?
Como definir etapas e prazos possíveis para realizá-la?
Sem especificar claramente o que desejamos não é possível saber se o que queremos.
Sem criar indicadores mensuráveis não é possível monitorar se o caminho está certo.
Objetivos muito fáceis ou inalcançáveis não motivam ou geram compromisso.
Metas sem propósitos que não tenham relevância, se esvaziam, em função do esgotamento que este esforço e tempo podem exigir.
Sem prazos ficamos soltos no tempo e a qualquer pretexto temos adiadas as tarefas que propiciam a motivação.
Enfim, se desejamos que algo seja cumprido temos que colocar disciplina, determinação, monitoração e motivação para realizar.
Agregações de valor podem ser:
- Ter quem patrocine os investimentos necessários;
- Poder contar pessoas e profissionais que acreditem nela;
- Conduta de reconhecimento por etapas cumpridas e premiação ao longo delas:à si próprio ou equipes, dependendo da abrangência que essa meta possa alcançar.