Os 7 Pecados Capitais: Soberba

Os 7 Pecados Capitais: Soberba

Os 7 Pecados Capitais: Soberba

Total de visitas: 879
Para relembrar: os 7 pecados capitais nasceram “de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão(melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado capital pelos grandes pensadores da Igreja Católica…A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.”(Fonte:Wikipedia).
São eles:
1 – Gula
2 – Avareza
3 – Luxúria
4 – Ira
5 – Inveja
6 – Preguiça
7 – Soberba
===============================================================================
A partir de hoje, teremos uma série de posts dedicados a forma como os enxergo e reconheço ao meu entorno.
São Tomás de Aquino, grande filósofo e estudioso do comportamento humano, dizia que a soberba era um pecado tão grandioso que deveria ter uma classificação própria e não um entre sete, tal o dano que ele pode causar pelo que o orgulho, arrogância e vaidade excessivos trazem dentro dela.
Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho. Soberba é uma manifestação negativa que denota pretensão de superioridade, podendo se manifestar individualmente ou em grupo, externada em manifestações ostensivas para menosprezar e massacrar os indivíduos considerados, por eles, como seres inferiores. O racismo, a xenofobia, o elitismo, o corporativismo, são comportamentos que se caracterizam pela soberba.
Então começo por ela!
================================================================================
Duvido que você não tenha feito uma associação rápida à quem está próximo de você e age com estas características.
Crédulos de que são superiores não compartilham idéias, não pedem ajuda, não se submetem ao julgamento do outro. Simplesmente se acham.
Flagrados numa deficiência de interpretação ou ações incompletas ou equivocadas correm para omitir seus erros ou encontrar um responsável para assumi-los. Covardes é o que são.
Não confunda no entanto conceitos. Ter segurança de um conhecimento é ser estudioso e ciente de suas possibilidades: um profissional.
O que estamos falando aqui é do comportamento humano. Pessoas que se colocam acima de qualquer valor, de qualquer propósito para se sentirem superiores.
Humilham, espezinham, maltratam ou ignoram(que pode ser ainda mais daninho) o valor que há no outro.
Agem como se nada os pudesse abalar. A Soberba é em si o que há de pior no ser humano.
A Soberba é principalmente caracterizada por pessoas que sofrem ou sofrerão de solidão crônica (todos se sentirão menores e humilhados em sua presença). Adoecerão o corpo devido a alma envenenada que possuem. Contaminam os ambientes pela energia que emanam. Todos adoecerão.
Avalie seu comportamento e veja se de alguma forma este pecado lhe alcançou. Redima-se!
 
Lembre-se: Há mérito em reconhecer-se ignorante em alguns assuntos; é dignificante compartilhar com outros o que fez para que possam criticar o seu trabalho. É importante demonstrar sua crítica de forma colaborativa(só criticar não vale), apresente sua idéia, não mande o outro fazer melhor; admitir que a idéia do outro é melhor também é ético; dar o crédito à quem realmente fez é nobre; e finalmente, o valor da humildade está em admitir que você não sabe quase nada.
Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

No Comments

  1. […] heróis: simpáticos, rápidos, pouco críticos ou simplistas, que se consideram criativos. Soberba. Não assumem método…se apegam ao sucesso daquela causa descoberta no calor do […]

  2. Avatar

    wow, awesome article post.Much thanks again.

    1. Neila Cristina Franco
      Neila Cristina Franco out 2, 2017

      thanks again!

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

Enter your keyword