PERSONAGENS ORGANIZACIONAIS – COMO VOCÊ AGREGA VALOR?

PERSONAGENS ORGANIZACIONAIS – COMO VOCÊ AGREGA VALOR?

PERSONAGENS ORGANIZACIONAIS – COMO VOCÊ AGREGA VALOR?

Total de visitas: 223

Personagens Organizacionais – Como você agrega valor? Com qual deles você se assemelha?

Quando fiz minha formação na Metodologia DISC optei pela ETALENT e tive como professoras Vânia Portela e Adriana Cavalcante Cruz da Portela e Cavalcanti.

A metodologia DISC busca trazer a compreensão sobre os ganhos das diferenças entre perfis e seus respectivos comportamentos diante das situações.

DISC – Principais Características dos Perfis

Além disso de que é possível construir, a partir da junção dessa pluralidade, equipes performáticas e produtivas, respeitando a adequação de cada perfil à função que privilegie aquilo em que cada um é melhor.

Além dos ganhos pessoais sobre si próprio, é também intenção esclarecer que todas as pessoas devem optar por carreiras que privilegiem suas características inatas para sua realização no alcance e ascensão profissional.

É libertador o auto-conhecimento.

A certificadora traz além do conhecimento dos perfis, um adicional que para mim tornou-se um diferencial no meu trabalho: a aderência do perfil aos seus TALENTOS.

Como parte do material de formação adquiri o livro “Talento para a Vida” que foi escrito por Vânia Portela e Jorge Matos, fundador da ETALENT.

Entende-se por talento “a habilidade natural para o exercício de uma função, seja ela qual for“, ou ainda segundo os mesmos autores “O chassi que define a individualidade”.

Pois bem. Hoje atuo como Consultora e Coach Profissional utilizando o DISC para diagnóstico e adequação de responsabilidades, estruturação organizacional e desenvolvimento de pessoas, equipes e líderes.

A partir do perfil DISC busco privilegiar aquilo em que o profissional é melhor, apresentando-lhe todas as carreiras cruzadas com seu perfil DISC e Talentos.

Alguns clientes chegam para a reunião de diagnóstico e entendimento de necessidades desejando migrar de área e até de carreira.

Depois de alguns minutos de conversa, a grande maioria demonstra-se infeliz com uma liderança abusiva (confundindo com sua carreira) e outros com o esgotamento que sua inadequação àquela função atual é capaz de promover depois de muito tempo de esforço improdutivo.

O aspecto que desejo falar hoje diz respeito ao Capítulo “O Nosso Papel no Mundo” do livro, onde os autores trazem uma visão muito atual das personas que podemos encontrar nos ambientes organizacionais e suas características.

Veja os Personagens Organizacionais

Agora entenda as Características de cada Personagem

Características Personagens Organizacionais
Adaptado “Talento para a Vida”, Vânia Portela e Jorge Matos

Certamente você reconheceu alguns deles e até a si próprio não?!

Eu recomendo que leia o livro. Ele discute também sobre o que deve ser buscado para melhorar os resultados na educação, formando profissionais de uma outra forma.

As pessoas desconhecem seus perfis e seus talentos.

A grande maioria não os potencializa. Ficam apostando naquilo em que não são boas.

Outras trabalham em áreas inversas à sua competência comportamental e talentos.

É impossível não lembrar de um outro livro “A Quinta Disciplina” do Peter Senge onde se defende um modelo de “empresas que aprendem com si próprias (Learning Organization)“, propiciando a transformação da aprendizagem, trazendo para isso as cinco disciplinas necessárias: 1 – Pensamento Sistêmico, 2- Domínio Pessoal, 3 – Modelos Mentais, 4 – Visão Compartilhada e finalmente 5 – Aprendizagem em grupo.

É preciso que empresas e pessoas entendam a educação em grupo como o único caminho de transformação, onde seremos capazes de vencer tantos desafios que esta era nos impõe.

Estão todos carentes: as empresas dos personagens “competentes e talentosos” e os profissionais de se conhecerem, escolherem profissões adequadas aos seus perfis e se automotivarem para apoiar a transformação desses ambientes.

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

Enter your keyword