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Metodologia: Andragogia

Andragogia:

É a ciência de melhores práticas para ensinar adultos a aprender. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios:

  • Necessidade de saber: pessoas adultas precisam entender porque precisam aprender algo e qual o ganho adicionado a este conhecimento;
  • Autoconceito do aprendiz: pessoas adultas assumem suas decisões e escolhas na vida, portanto querem ser respeitadas pelos outros como capazes de se autodirigir;
  • Papel das experiências: pessoas adultas acreditam que suas experiências são a base principal de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes;
  • Prontidão para aprender: pessoas adultas se dispõem a aprender quando enxergam uma aprendizagem relacional com situações reais de seu dia-a-dia. Assim a aplicabilidade é imediata;
  • Orientação para aprendizagem: pessoas adultas aprendem melhor quando o conhecimento é aplicável e contextualizado de forma útil;
  • Motivação: pessoas adultas são motivados a aprender por valores vinculados a autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, reconhecimento e etc.

A proposta é reunir pessoas, com mesmos interesses ou problemas, para troca de experiências, onde a vivência do outro melhora as habilidades e visões individuais, propiciando mais eficiência e entendimento sobre o assunto à todos. Orientados por um mediador, as situações ou problemática são apresentadas e os participantes trazem o seu posicionamento e experiências de como lidar com elas, criando um debate natural com os demais. É uma troca rica não só de experiência mas de sentimentos que afetam as relações e que podem tornar tudo ainda mais complexo.

 

Temas:

Crenças e Valores: Como conviver em ambientes corporativos sem se corromper

O que é isto? Como as crenças e valores individuais influenciam a forma de vermos as situações e nos comportarmos nos ambientes corporativos

Por que isto é importante? As pessoas precisam conviver respeitando as diferenças de comportamento por história de vidas diferentes

Quem deve participar? Todos aqueles que sofrem pelo posicionamento que tomam diante daquilo que consideram certo realizar

Pré-requisitos:

  • Ter disposição a compartilhar seus sentimentos e valores com os participantes
  • Aprendizado esperado
  • Aprender com os participantes como manter seus valores sem se corromper

Duração: 4 horas


Inteligência Emocional – É possível desenvolver?

O que é isto? Capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, bem como lidar com eles.

Por que isto é importante? Quem desconhece os seus sentimentos ou deixa que eles dominem as situações, perdem muitas oportunidades tanto na vida profissional quanto pessoal.

Quem deve participar? Todos aqueles que estão dispostos a ter um comportamento diferente diante das circunstâncias reduzindo conflitos nas relações interpessoais de qualquer natureza.

Pré-requisitos:

  • Acreditar que é possível assumir uma postura mais equilibrada e conciliadora
  • Aprendizado esperado
  • Aprender com os participantes como alcançar este objetivo de forma prática

Duração: 4 horas


Cultura de Enfrentamento

O que é isto? Capacidade de admitir que os problemas existem e buscar soluções para eles.

Por que isto é importante? A vida apresenta muitas situações em que é necessário posicionamento e disposição em resolver problemas. Não há mais espaço para quem não assume esta responsabilidade.

Quem deve participar? Todos aqueles que desejam assumir um papel de resolvedor sobre as dificuldades que são apresentadas na vida pessoal e profissional

Pré-requisitos:

  • Desejar assumir uma conduta de posicionamento diante das dificuldades

Aprendizado esperado:

Aprender com os participantes como identificar, diagnosticar e resolver problemas

Duração: 4 horas

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

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