OS GANHOS DE DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS A PARTIR DO PERFIL COMPORTAMENTAL DISC

OS GANHOS DE DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS A PARTIR DO PERFIL COMPORTAMENTAL DISC

OS GANHOS DE DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS A PARTIR DO PERFIL COMPORTAMENTAL DISC

Total de visitas: 241

Os ganhos de diagnóstico e desenvolvimento de pessoas a partir do Perfil Comportamental DISC

Há diversas estatísticas trazidas por pesquisas onde já foi constatado que “os profissionais são contratados pelo conhecimento técnico e demitidos por comportamento”.

Cada vez mais os soft skills são exigidos.

Então é preciso entender quais são as melhores características comportamentais e buscar carreiras que as favoreçam, ao invés de tentar ser outra pessoa ou adequar-se à carreiras que não privilegiam aquilo em que são melhores.

O DISC possibilita o diagnóstico do perfil comportamental, e através de um questionário web cruza as respostas com a base de dados construída segundo a metodologia (e com talentos brasileiros).

É matemático.

Em tempos do quanto os números podem ajudar a entender comportamento e tendências (do cliente e do mercado), o DISC ajuda a revelar onde os profissionais são mais fortes e também quais carreiras são mais apropriadas naquilo em que são melhores.

A metodologia se propõe a libertar os profissionais e colaborar para a melhor produtividade das empresas.

Matematicamente e via sistema (sem interferência de interpretações pessoais) é possível avaliar o nível de aderência das competências aos comportamentos esperados por uma determinada carreira (ou cargo atual) e também com quais carreiras o perfil é mais aderente (ou cargo futuro).

Conheci Keila Barbosa Santana por ocasião do projeto de consultoria na Ace Jundiaí.

É importante entender que o DISC é uma ferramenta complementar para o desenvolvimento de pessoas, mas não é recomendado que o diagnóstico e plano de desenvolvimento se limite à esta leitura.

Em um ano de projeto foram muitas conversas e ferramentas em sessões de coaching aplicado as rotinas da área, onde foi possível verificar que algo estava parcialmente bloqueado, mas também de tantas aptidões não aproveitadas na função exercida até ali.

O desconforto com as funções do cargo de Coordenadora Comercial foram confirmadas pela aplicação do perfil DISC, que trouxe 35% de aderência apenas.

Observar os sinais. O sentimento de não adequação incomoda à muitas pessoas e elas sem o entendimento de que é possível adequar e adaptar suas atividades à um novo caminho, passam a vida inteira sem sentir prazer no que fazem ou tentando se adequar ao que lhe é exigido.

Mas, voltando a Keila, felizmente o diagnóstico vai além de medir o que não é aderente.

Ele trouxe quem ela é. Vejam:

E ainda a aderência do perfil com os talentos(¹) brasileiros mapeados com pesquisa com mais de 1 Milhão de brasileiros:

(¹) Talento é “a habilidade natural para o exercício de uma função, seja ela qual for”(Vânia Portela e Jorge Matos em Talento para a vida).

Durante o projeto de melhoria dos processos foram identificadas diversas necessidades na abertura de novos clientes e relacionamento com cliente ativos (pós venda) da instituição.

Com este direcionamento e necessidades, foram listadas atividades que poderiam ser executadas com as competências e potenciais talentos de Keila (verificados em seu DISC), de forma a atender ao que era preciso ser feito.

Ao terminarmos a descrição das novas funções levamos à diretoria a proposta para que ela pudesse assumir o cargo de Coordenadora de Relacionamento.

Nesta proposição levamos também a aderência de 80% do perfil ao novo cargo de Keila.

Adequamos seu perfil às necessidades da empresa.

Vejam na plotagem dos gráficos o que tínhamos no cargo anterior e que alcançamos na nova função:

Não há certo ou errado.

Uma função não é melhor que a outra, mas a capacidade de atender proporcionalmente a cada competência diferente daquilo que se é, pode tornar a vida profissional um grande sofrimento.

Se houver respeito aos pontos fortes e a adequação da carreira, a ascensão profissional será bem mais rápida e ocorrerá sem excessivo esforço, com naturalidade, potencial inatos e trazendo grande satisfação profissional.

É importante entender que o DISC apresenta características comportamentais.

Os profissionais devem cuidar também de sua formação técnica para garantir a senioridade aguardada pelas empresas.

Pela metodologia os profissionais devem procurar carreiras onde ao menos 70% de aderência ao seu perfil estejam garantidos, pois buscar 20 ou 30% de desenvolvimento de uma ou outra competência (que possa faltar para um determinado cargo) não será de extremo sacrifício e nem causará grande desconforto.

Descobrir o perfil não é acomodar-se.

Muito pelo contrário.

Conhecer-se permitirá tirar melhor proveito na busca de satisfação na vida profissional, e desenvolver-se com direcionamento para sustentar essa carreira, respeitando aquilo em que já se tenha “ferramentas” para alcançar alto desempenho é o melhor caminho da produtividade.

Longe de desejar colocar rótulos e engessar um percentual de aderência nos fatores e subfatores do DISC (pois eles são passíveis de serem desenvolvidos) é importante ter um direcionamento para os pontos fortes.

Partir daquilo que já se tem.

Conheça um pouco mais do DISC e entenda como pode se beneficiar dele e conhecer a essência de onde mais estáveis.

Keila está feliz.

Realizada em suas atividades, as desempenha com grande maestria.  

Aproveita suas competências para desenvolver outros papéis como Coach, descobrindo e potencializando outros interesses em paralelo.

Já passou o tempo em que os profissionais se dedicavam à uma única carreira tendo tantos talentos.

Keila se dedica e continua a desenvolver-se, mas agora na direção daquilo que sabe que é MELHOR.

O reconhecimento e seus resultados são inquestionáveis.

Mérito todo dela!!!

Obrigada Keila por suas palavras. Foi um prazer fazer este caminho com você!

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

Enter your keyword