Gestão de Metas: Engajamento e Produtividade
Gestão de Metas: Engajamento e Produtividade
Por padrão as metas vem do Planejamento Estratégico de um negócio ou empresa.
Mas, na falta dele, as metas financeiras devem orientar a sua definição.
E o que é preciso para definir uma meta?
Uma meta deve ter 3 componentes:
Objetivo + Valor + Prazo
Se falta um, então não é meta ok?!
Também é preciso definir um MÉTODO para estruturá-las.
Existem alguns métodos bem conhecidos para isto. Então use o PDCA. Simples e efetivo.
Falando nisso veja o depoimento de quem já fez uma das oficinas de construção de metas há algum tempo.
As metas podem ser vinculadas a:
1. Estratégia
2. Objetivos Próprios
3. Problemas crônicos
A meta pode ser para tratar um problema?
Sim, claro.
Além de saber o que ou onde a empresa deseja chegar, é preciso entender a necessidade de criar conexão entre as equipes.
Isto pode ser alcançado quando existem objetivos pessoais vinculados, culminando num propósito grande e benéfico à todos.
Já falamos disso no post Engajamento: Associando metas corporativas às metas pessoais.
Todas as áreas da empresa devem ter metas que convertam ao mesmo objetivo estratégico, objetivo pessoal ou solução de um problema crônico.
Desta forma é possível evitar que equipes se percam nas ROTINAS, e garantam DISCIPLINA para o alcance dos alvos COMUNS.
O Professor Vicente Falconi diz: “Onde não tem metas, não tem gestão”.
Isso entendido e pressupondo que as metas estão definidas, basta monitorá-las.
Simples?! Claro que não.
A isto damos o nome de Gestão de Metas, onde a Cultura de Enfrentamento se revela, propiciando que os problemas venham a tona.
Nela os resultados podem:
- Exigir planos de ação para tratamento dos desvios de baixo rendimento;
- Ações que potencializem bons resultados inesperados;
- Propiciar COMEMORAÇÃO das conquistas e criar o sentimento de CONEXÃO entre todos;
- Alcançar a PRODUTIVIDADE tão desejada por todos, reduzindo custos e melhorando o resultado financeiro.
A Gestão de Metas decorre da capacidade de líderes e gestores:
- conhecerem suas equipes e apropriarem atividades corretas conforme seus talentos e conhecimentos técnicos individuais;
- assumirem um discurso positivo e reativo diante dos resultados;
- reconhecerem os esforços e capacitarem onde há necessidade.
Mas quais são as COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS à Gestão de Metas ?
- Construção e Análise de Perfil das Equipes – conhecer, respeitar e construir equipes de competências múltiplas
- em função de todas as atividades que precisam ser realizadas e seus desejos pessoais.
- Engajamento e Produtividade – Ter acesso a uma série de ações que gerem engajamento (prazer pelo que faz) das equipes, e alcancem produtividade
- fazer em menos tempo e com maior eficiência, garantindo qualidade no resultado esperado e potencializando talentos.
- Trabalho em Equipe(Conexão) na Gestão de Metas – Entender o valor de criar desafios, aceita-los e persegui-los juntos.
- criar senso de coletividade, disciplina e desejo de alcançar objetivos.