Consultoria de Carreira

Consultoria de Carreira

Consultoria de Carreira

Orientação e Desenvolvimento de Carreria Baseados em Talentos

CONTEXTUALIZAÇÃO

Muitos passam a vida percorrendo caminhos e áreas que nem sempre privilegiam seus talentos.
Por desconhecê-los muitas gerações por vezes seguiram carreiras de seus pais, tios e até amigos que admiravam, mas que essencialmente não os faziam sentir realização.

Fizeram escolhas antes de amadurecerem, antes de se conhecerem e tenderam a fazê-las sem a consciência que lhes permitiria o sucesso e o reconhecimento naquilo que desejavam ser em menor tempo. O esforço empregado nessas carreiras pouco aderentes ao seus talentos as esgotaram trazendo sentimentos como insatisfação, frustração ou um grande vazio sobre o futuro.

Há ainda aqueles que construíram uma carreira feliz, tiveram reconhecimento e sucesso mas sentem o esgotamento desta primeira opção feita. Seus valores mudaram e aquela primeira carreira já não atende ao que realmente importa ou traga alegria e motivação para a vida.  Elas se inquietam com ela e desejam um novo caminho.

OBJETIVOS

  • Propiciar um caminho diferente para as novas gerações na escolha de sua carreira;
  • Possibilitar um caminho alternativo para quem se sente desconectado de suas opções atuais, em qualquer idade;
  • Levar as pessoas ao autoconhecimento que possibilitará efetuar escolhas acertadas e tornarem-se profissionais realizados na escolha de uma carreira ou de um novo direcionamento profissional com base em seus talentos, e
  • Permitir a descoberta de sua essência e o resgate do entusiasmo para seguir em frente.

À QUEM SE DESTINA

O benefício alcançado por este trabalho, que se apoia na metodologia DISC e que já é utilizada  nos ambientes corporativos, são reconhecidos como os mais estruturados em se tratando de carreira, passa a ser estendido para alunos de escolas, colégios, faculdades e instituições técnicas em tempo de propiciar o melhor aproveitamento dos talentos de um profissional, gerando a identificação daquela que é mais aderentes ao seu perfil e possibilitando o sucesso em menor tempo.

Mas não se restringe à este público.

Profissionais em desenvolvimento e ascensão de carreira, bem como aqueles que desejam fazer um redirecionamento ou iniciar um novo caminho, tem através desta consultoria muito mais embasamento técnico para efetuar escolhas que traduzam aquilo que buscam.

METODOLOGIA

A Metodologia Disc Etalent® é a ferramenta utilizada para apoiar este trabalho.

Como dito acima, o DISC já é utilizado há muitos anos em ambientes corporativos para apoiar a seleção e atração de  executivos, níveis gerenciais e ainda para avaliar a reserva de sucessão em grandes empresas, seja no Brasil como no Exterior. A ETalent no entanto vai além. Criou um sistema que possibilita não apenas a leitura do perfil, mas identifica os talentos e os cruza com um banco de dados alimentado por anos de pesquisa e análise de comportamento.

Não temos suposições. Esta é uma ferramenta profissional e com embasamento técnico.

shutterstock_245508985O inventário de características comportamentais e talentos é trazida de forma estruturada em relatórios customizados conforme a necessidade de cada cliente, propiciando um percentual de 99% de assertividade.

O inventário do perfil é alcançado a partir do resultado de um questionário submetido via internet na plataforma e banco de dados do sistema. Com o máximo de segurança: login e senha fornecidos à cada cliente,  é garantida a personalização e o acesso restrito, o que impede qualquer manipulação de resultados.

Com base nas respostas dadas pelos clientes à cada uma das questões, estas informações são cruzadas com os agrupamentos e combinações de perfis tabulados na aplicação em anos de execução e pesquisas para resultar naquele que descreve as tendências de comportamento daquele indivíduo.

O relatório de perfil é um apoio ao trabalho que um consultor, psicoterapeuta ou coach irá complementar e confirmar em abordagens pessoais para o diagnóstico.

A apresentação e entendimento deste relatório ao cliente se dá em 2 (duas) sessões de 1:30h, onde será feita a devolutiva do perfil, tomando conhecimento das características, de como se relaciona, dentre diversas outras correlações de comportamento. Seus talentos natos são trazidos por percentual de aderência, e demonstram o quanto estes podem ou não estar sendo considerados e utilizados nas escolhas de carreira, atual ou inicialmente desejada.

A partir daí o cliente pode optar pela construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Neste caso, haverá então mais 2(duas) sessões de 1h30, onde será construído um plano com todas as competências que deverão ser buscadas para atender os gaps trazidos pelo inventário e desejo de carreira.

Este plano será construído à quatro mãos em uma programação prioritária para alcance de melhores resultados no menor tempo.

 

 

Aqui termina o trabalho de consultoria.

Caso o cliente declare o desejo de ter acompanhamento para garantir a autodisciplina para execução deste plano e ler seu desempenho a partir das competências desenvolvidas ao longo do tempo, então será encaminhado ao processo de coaching profissional.

 

 

Processos de Estruturação de Cargos para Desenvolvimento de Pessoas e Plano de Sucessão

CONTEXTUALIZAÇÃO

Segundo Vania Portela, Consultora E-Talent, segundo a pesquisa realizada verificou-se que 78% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o que fazem. 82% não maximizam seus talentos e 88% estão estressados. Estes resultados significam que a busca pelo nível de excelência está comprometida.

Apesar disto e na mão contrária as áreas de Recursos Humanos das empresas tem trabalhando de forma hercúlea na missão de atrair, desenvolver e manter talentos para garantia do plano de sucessão dos diversos níveis de sua estrutura.

É sabido que os profissionais precisam desenvolver seu lado técnico como garantia de sua autoconfiança. É sabido que quanto mais o cargo tenha aderência à um talento nato de um colaborador, mais facilidade e performance ele proverá.

Apesar da ciência disso, as questões envolvendo o temperamento e as emoções de um profissional, passam a ser o motivo principal de sua demissão.

A consultoria vêm apoiar as áreas de RH das empresas na construção da arquitetura de cargos, bem como ajudar a desenhar os perfis e competências comportamentais exigidas nas funções, propiciando que estas informações estejam protegidas e acessíveis sistemicamente para possibilitar a adequação de candidatos aderentes, com menor esforço e mais assertividade, reduzindo os conflitos gerados pelo comportamento e reduzindo o turn-over. Adicionalmente permite avaliar os gaps de comportamento e elaborar um plano de desenvolvimento através de treinamentos.

OBJETIVOS

  • Garantir que as empresas tenham seus cargos mapeados e as competências exigidas segundo as metas exigidas por cada área;
  • Apoiar um processo de contratação baseado numa arquitetura de cargos com perfis comportamentais pré-definidos e validados;
  • Reduzir e eliminar gaps comportamentais após a contratação;
  • Garantir o entusiasmo e motivação através da alocação correta dos contratados;
  • Reduzir a desmotivação dos profissionais após prazo de estabilização pós contratação.
  • Desenvolver as competências identificadas insuficientes para adequação da mão de obra já existente;
  • Possibilitar a reserva de um banco de dados de profissionais que sirvam a sucessão dos cargos.

À QUEM SE DESTINA

As áreas de RH e Gestores de Empresas que desejem garantir produtividade e performance de seus resultados, apoiados em profissionais motivados e competentes em suas posições.

METODOLOGIA

A Metodologia Disc Etalent® é a ferramenta utilizada para apoiar este trabalho.

Na plataforma sistêmica há um módulo dedicado às necessidades corporativas na estruturação de cargos, em apoio às áreas de RH.

Através do Perfil DISC ETalent do cargo e o Dodecaedro de Competências(¹) será possível apontar os profissionais corretos para cada função. Além dos relatórios o maior ganho são funcionalidades integradas que possibilitam a visualização das melhores alternativas para o ganho de performance.

Nesta plataforma serão construídos os perfis de cargos e posteriormente estes serão cruzados, através de plotagem, com os perfis dos candidatos ou recursos que já ocupem estas posições.

O usuário possui total gestão do sistema e autonomia para efetuar atualizações e alterações a medida que as necessidades de função precisem atender ao negócio

O sistema irá mostrar também a aderência do profissional com o perfil desejado e apresentará em relatórios específicos que competência adequadas e inadequadas, possibilitando a elaboração de um Plano de Desenvolvimento que busque desenvolver os gaps de comportamento.

Adicionalmente é possível fazer análise de perfis considerando a área e o grupo de profissionais para avaliar competências comuns que estejam aderentes ou necessárias ao desenvolvimento.

(¹) O Dodecaedro é uma ferramenta criada pela ETALENT para aprofundar a análise dos Fatores DISC de um cargo ou pessoa por meio de 12 Subfatores. Isso facilita a visualização das forças e dos pontos de melhoria das pessoas ou das características que definem uma posição

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

Enter your keyword