UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC
UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC
O que mais ocorreu na mente das pessoas que se viram sem um plano C na pandemia do coronavírus foi:
E agora?
É sabido que no Brasil tínhamos ainda mais de 13 milhões desempregados (vítimas da crise de 2014/2018), que já estavam no plano B, informais ou autônomos. No 2º semestre de 2019 o aquecimento da economia criou esperança. E então chegamos a 2020 e a falta de planejamento de crise e infraestrutura cobram seu preço.
Matemáticos e Estatísticos todos os dias trazem cenários e mais postergações sobre a data de retomada das atividades, não só aqui, mas no mundo. Nunca recorremos tanto aos indicadores para prever cenários quanto agora.
Dizem que o mundo será diferente a partir daqui.
O TRABALHO VAI MUDAR? NO QUE? QUEM ESTÁ ACOMPANHANDO?
A grande maioria não.
MAS HÁ QUEM PLANEJE A VIDA.
Há muito tempo o DISC apoia a avaliação de competências comportamentais em relação aos cargos/carreiras, mas isto era muito mais usual nas empresas. Veja aqui o que falamos sobre isso.
Mas quero trazer o valor do DISC como ferramenta de apoio aos profissionais que NÃO QUEREM DELEGAR a decisão do rumo de sua vida profissional à terceiros.
A tendência agora é de negócios e empresas exponenciais, ou seja, devemos falar de como as profissões e seus especialistas irão apoiar o futuro, sem pensar no conceito de carreira atual.
Tenho alguns clientes de consultoria e coaching de resultados, na maior parte ainda empregados, mas quero destacar o WELLINGTON ÁVILA que me procurou no segundo semestre de 2016, no meio da crise portanto, para apoiar a estruturação e direcionamento de sua vida profissional.
Ele mora no Rio de Janeiro e eu em São Paulo.
A única condição colocada por mim é que o primeiro e o último encontros fossem presenciais. Era preciso criar uma relação de confiança e assinar um acordo de compromisso entre nós e ao final ler os resultados.
Os demais encontros foram remotos pelo Skype. Alguma semelhança com o modelo que agora estamos limitados?! Pois então.
Voltemos.
Ciente de sua inclinação para a área de tecnologia e segurança da informação buscou um diagnóstico sobre suas possibilidades e tinha CERTEZA que o mercado de trabalho iria MUDAR.
Cybersecurity e LGPD já eram verdades absolutas (lá fora) e não tardaria a nos alcançar.
Partimos do Perfil Comportamental DISC ETALENT® e o cruzamento das carreiras desejadas, onde ele pôde confirmar sua compatibilidade (ou aderência %) com as cadeiras ou profissões abaixo. Veja:
Estruturamos assim seu plano de desenvolvimento individual utilizando o método SMART.
Definida a meta específica (S) a ser alcançada nas cadeiras de TI/SI e Docente, Wellington foi solicitado a pesquisar as competências técnicas exigidas pelo mercado para as vagas que gostaria de se candidatar e cujos REQUISITOS ainda não atendia.
LISTOU OS REQUISITOS e foi solicitado a definir suas prioridades (ART) no TEMPO.
Por que?
Para que a sua escalada profissional pudesse retroalimentar o ORÇAMENTO necessário para a ascensão (exponencial) desejada.
Ninguém sai de analista para especialista de um dia para o outro. É preciso viver, aprender cada degrau.
Cursos são caros e comprometem o orçamento. Para isto houve uma planilha em excel para garantir como tudo o que foi incluído seria provido.
Por isso também, nem tudo ocorre ao mesmo tempo. Veja:
Veja que seu planejamento incluiu:
- Formação acadêmica
- Formação técnica – certificações em TI
- Idioma
- Marketing Pessoal (palestras, matérias técnicas)
- Lazer – para suportar o esforço que iria ser exigido.
Todas as ações foram acompanhadas e tabuladas por status, trazendo visão do cumprimento de cada fase (concluída, em andamento, planejadas), criando COMPROMISSO E MOTIVAÇÃO no tempo.
Foi solicitado também a definir com quais INDICADORES (M) garantiria e se certificaria sobre o caminho escolhido.
Durante a execução do seu plano muitos indicadores foram criados, cumpridos, ultrapassados e algumas metas potencializadas.
Foi muito motivador perceber que com foco algumas metas haviam sido subestimadas. BINGO.
Fizemos sessões de acompanhamento até que ele estivesse compromissado em manter a cadência para o plano, no total de 20 sessões.
Uma vez por semana com tarefas e lições de casa cumpridas.
Wellington é DISCIPLINADO. PERSISTENTE. MOTIVADO.
Para resumir, passados 3 anos e meio, SEUS TÍTULOS E MARCOS falam por si:
Enfim, a trajetória de Wellington foi planejada mas principalmente PERCORRIDA, CUMPRIDA, PERSEGUIDA. ATENTA para priorizar isso ou aquilo. Mas não foi abandonada.
Somente a visão antecipada para o futuro permitiu o alcance de suas metas PESSOAIS e PROFISSIONAIS.
MÉRITO TODO DELE.
Tive o privilégio de apoiar mais de 50 profissionais, de áreas como TI, Serviços, Engenharia, Direito, Marketing, Artes, Qualidade, Educação, Comercial, que anteciparam seu olhar para o FUTURO, definiram e CUMPRIRAM seu PLANEJAMENTO, tomando as rédeas de suas vidas profissionais, SEM MEDO.
BONITO DE VER.
As pessoas tendem a ter medo daquilo que as atropelam. Do que desconhecem. Quanto mais se antecipam menor o risco, menor as perdas.