fbpx

Carreira: Para que servem seus diplomas e certificações?

Carreira: Para que servem seus diplomas e certificações?

Carreira: Para que servem seus diplomas e certificações?

Total de visitas: 1.014

Por uma necessidade profissional precisei resgatar todos os meus diplomas, certificações, cursos realizados, projetos e experiências celetistas para alimentar uma plataforma específica, via web.

Ao ir lançando tudo aquilo, um grande filme se apresentou. Vi e reconheci quanto conhecimento recebi dos meus professores, instrutores, gerentes, diretores e colegas de trabalho. Todos eles participando e influenciando com o seu saber quem sou hoje. Gratidão!

Lembrei da minha disciplina nos trajetos até as instituições de ensino por anos (setênios como aprendi com Vânia Portela); de muitas noites e finais de semana sem dormir ou descansar; dos colegas me ensinando; das provas de certificação nas plataformas, a ansiedade pelos resultados (na hora ou em alguns dias); das comemorações com pessoas positivas sentadas nas primeiras filas para me homenagear na hora de receber mais um reconhecimento, enfim, tudo o que garantiu que tudo fosse possível e valesse a pena. Nada é possível sem persistência, sem determinação.

Para isso servem estes certificados, id’s e pin’s. A insegurança se esconde atrás daquilo que desconhecemos, então se me permitem : Estudem. Compartilhem. Aprendam. Comprovem. Tenham disciplina!!!

Meu pai dizia que “se estuda para a vida” e não para uma determinada função momentânea. O conhecimento é algo que ninguém pode lhe tirar. É seu. Seu maior tesouro. Quem tem conhecimento não fica sem trabalho. Emprego é outro assunto e depende de outros fatores.

Entendi o que ele quis dizer e repeti esta máxima ao entregar os meus maiores investimentos na minha formação e da minha família. Essa é a herança que potencializa o nosso futuro. Com ele tudo é possível porque só depende de nós. É no que nos diferenciamos. As oportunidades estão em todo lugar a espera do nosso conhecimento para acontecer.

Percebi também através dessa visita à minha própria trajetória, onde sustento minha visão ampliada dos cenários de quaisquer processos. Essa visão foi conquistada e não inata. Nada foi gerado de um dia para o outro, sem esforço. Tudo mereceu meu entendimento e dedicação em muitos anos de exercício e de adaptação do conhecimento à cada cenário.

Foram muitos projetos, muitos ambientes, muitas áreas de aplicação, muita doação das pessoas que trabalhavam nelas, me contando como era seu dia a dia, seus problemas e gargalos, para que eu pudesse ajudá-las. Sem elas, eu não poderia aplicar o que sabia. Tudo fez e faz parte de um todo.

Em cada projeto, fazendo conexões com os demais,  buscando para que tudo fizesse sentido, e desenhando aquele modelo que fosse melhor para todos e também para os resultados das empresas (qualquer uma delas: micro, média e grande). Meu olhar dedicado ao melhor, sem privilégios de qualquer natureza.

Os processos e a aplicação do nosso conhecimento só faz sentido se os resultados forem bons para nós e para as empresas (próprias ou terceiras); para que o ciclo possa continuar: lucro que gera oportunidade, que gera trabalho, resultados, gratificações, comissões, que geram dignidade e motivação.

Mas, quero lembrar aqui a importância de suas competências comportamentais, não se esqueçam delas.

Também são importantes Valores, princípios e ética. Não se esqueçam das pessoas. Nenhum conhecimento substitui a importância do respeito à elas. Seu conhecimento não basta. Entenda isso.

Constatei algumas coisas que compartilho com vocês:

  • Os certificados comprovam o conhecimento;
  • A prática: a habilidade;
  • O conhecimento e a habilidade garantem a segurança para ter opinião, para afirmar o que defendemos, para termos atitude diante da vida e para não temermos o que quer que se apresente;
  • Finalmente, que somente nossos valores e princípios deixam uma marca ética naquilo que fazemos, e as pessoas (que importam) vão nos reconhecer primeiro por quão íntegros fomos (através das recomendações nas redes profissionais como Linkedin ou depoimentos em outras plataformas), e somente depois, pela qualidade do que entregamos.

Se você ainda não enxerga o valor do conhecimento que existe em seus diplomas e certificados e o que acumulou até aqui, talvez o Paulo Freire possa ajudar: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”.

Faça sua parte! Aplique seu conhecimento em favor de um mundo melhor!

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

No Comments

  1. Avatar

    Thanks again for the blog.Thanks Again. Much obliged.

    1. Neila Cristina Franco
      Neila Cristina Franco out 2, 2017

      It’s a great investment to keep in the drawer, do you agree ?!

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

S.O.S.

S.O.S.

SOS é um conto de autoria anônima que fala sobre o valor da maturidade e…Leia Mais

Enter your keyword