fbpx

Os 7 Pecados Capitais: Avareza

Os 7 Pecados Capitais: Avareza

Os 7 Pecados Capitais: Avareza

Total de visitas: 4.092

Para relembrar: os 7 pecados capitais nasceram “de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão(melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado capital pelos grandes pensadores da Igreja Católica…A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.”(Fonte:Wikipedia).

===================================================================================================================

Avareza ou Ganância – Do latim avaritia, a avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro. Na concepção católica, o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus, mas podemos ter ainda a avareza por informação ou por indivíduos.

Vou me apegar a este último ponto.
Minha professora de português Ivone Bechara (viva os Bechara!) me dizia que a leitura poderia me levar à mundos e culturas que talvez eu não tivesse condição financeira de visitar, mas que isto não deveria me impedir de conhecer, no sentido mais amplo da palavra. Recomendava mais e mais livros que me fizeram desenvolver curiosidade sobre vários aspectos e temas. Mas não parava aí. Dizia que mais do que ler, compartilhar este conhecimento faria com que mais pessoas, até aquelas que não tiveram condição de aprender à ler, tivessem o prazer de visitar. Aí está o maior ganho. Obrigada Ivone.

Aprendi que compartilhar conhecimento é tão rico quanto conhecer. Mas nem todos pensam assim.

Assisto diariamente grupos sentarem sobre seu conhecimento e retê-lo. Não o aplicam na potencialidade que poderiam, não o compartilham, não amenizam o peso que a falta dele pode causar à outros que estão a sua volta. Assistem a ignorância do outro sem entender e sem se responsabilizarem pelo que o seu conhecimento lhe propicia. Apropriam-se da ignorância do outro para acumular patrimônio, vantagens e dinheiro. A ganância está também no que você não faz para melhorar a vida do outro. “Para quê” eles pensam!
A avareza pelos indivíduos além de um pecado capital é um pecado social. O consumismo e o materialismo é a ampliação da avareza institucionalizada. Se você não pode comprar, então você é menor. Pense bem: Como você usa o que acumula?!
Ao receber treinamento pago pela empresa, ao retornar ao seu local de trabalho você o compartilha? Faz valer o investimento que ela fez em você? Ou faz com que no ano seguinte as premissas de orçamento não dispendam nem um centavo pelo que não foi observado no seu comportamento?

Não há pecado em ser próspero, mas o que se faz com aquilo que se acumula. Assisto pessoas doarem seu conhecimento; trabalhos lindos de doação de tempo, dinheiro e patrimônios em favor dos outros.

Tente isso: Faça valer o seu conhecimento. Compartilhe informação e faça com que o outro tenha oportunidade através do que você o ensinou. Isso só lhe fará bem e ser bem visto por quem lhe emprega.

Lembre-se: Usar um “modelo econômico” que faz que com o outro acredite-se incapaz de prover seu sustento, ou manter-se atualizado em sua carreira, é sub-julgá-lo à um padrão que se intitula “melhor”, mas que lhe tira a dignidade. Reter é muito mais do que “não compartilhar”. É tomar para si o privilégio que poderia transformar.

Baixe aqui o E-book completo com os 7 Pecados Capitais gratuitamente.

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

No Comments

  1. Avatar

    Im grateful for the post.Really looking forward to read more. Really Cool.

    1. Neila Cristina Franco
      Neila Cristina Franco out 2, 2017

      thanks again!

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

S.O.S.

S.O.S.

SOS é um conto de autoria anônima que fala sobre o valor da maturidade e…Leia Mais

Enter your keyword