fbpx

Os 7 Pecados Capitais: Inveja

Os 7 Pecados Capitais: Inveja

Os 7 Pecados Capitais: Inveja

Total de visitas: 4.154

Para relembrar: os 7 pecados capitais nasceram “de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão(melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado capital pelos grandes pensadores da Igreja Católica…A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.”(Fonte:Wikipedia).

 São eles: 
 
1 – Gula 
2 – Avareza 
3 – Luxúria 
4 – Ira 
5 – Inveja 
6 – Preguiça 
7 – Soberba 
=========================================================================
Inveja ou invídia –  A maior parte das definições de inveja que li remetem a vontade que uma pessoa tem de possuir o que é de outrem. Mas ela é sensivelmente mais daninha quando vemos que está diretamente vinculada a frustração que esta pessoa experimenta e como reage quando percebe não possuir condição física ou intelectual de alcançar não só  os atributos físicos, patrimônio ou qualidades espirituais que enxerga na outra, e que fazem desta outra, uma pessoa admirável aos olhos das demais
 
A pessoa invejosa não reconhece o que é ou tem. Estou acostumada a ver várias que não são gratas pelo que a vida lhes trouxe e na maior parte das vezes não reconhecem o quanto fizeram por elas. Estão tão preocupadas em observar e desejar o que as outras têm ou são, que não se dão conta de si próprias e nem buscam desenvolver aquilo que poderia elevá-las à uma condição equiparável ou até superar aquilo que tanto enxergam no outro. Lamentável.
 
O limiar que separa a admiração da inveja é tênue. Sempre acreditei que “ser” é mais que “ter”. Minha educação estabeleceu critérios para fazer o discernimento entre uma coisa e outra. Mas nem todos tiveram este privilégio e clareza na construção do ser humano em que se tornaram. Mais do que sermos autênticos temos de cuidar para sermos fiéis aos nossos valores, mesmo que isto desperte no outro o sentimento deste pecado.
 
O que é a inveja senão uma confissão do sentimento de inferioridade?

 

Tente isso: Ao invés de desejar o que é do outro, aprenda a buscar seus sonhos pelos seus méritos. Por isto as conquistas trazem o reconhecimento das amizades sinceras que respeitosamente construímos. Tenha completa compreensão que você é único, incomparável, mas nunca maior que ninguém e que este pecado só acomete quem se engana a este respeito
Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

S.O.S.

S.O.S.

SOS é um conto de autoria anônima que fala sobre o valor da maturidade e…Leia Mais

Enter your keyword