fbpx

Os 7 Pecados Capitais: Ira

Os 7 Pecados Capitais: Ira

Os 7 Pecados Capitais: Ira

Total de visitas: 1.468
Para relembrar: os 7 pecados capitais nasceram “de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão(melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado capital pelos grandes pensadores da Igreja Católica…A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.”(Fonte:Wikipedia).
Hoje vamos falar dela: a Ira!

==============================================================

Significado: “Paixão que incita toda a nossa agressividade contra alguém ou algo; raiva, cólera, fúria; Indignação furiosa, desejo veemente de vingança; a justa ira dos explorados”(Dicionário On Line).
Quem já não assistiu à um desabafo furioso, descompensado ou ainda colérico? Pois é! A raiva cega. Com ela somos incapazes de ver as alternativas, todos os ângulos e arrisco dizer que vemos coisas onde elas não existem.
Nos consumimos com o que o outro nos provoca. Nos desgastamos com o comportamento que o outro repete sem se responsabilizar pelo que é seu, ou pelo que fez.
Esse intempérie de responder rápido e com raiva pode leva-lo a perder oportunidades de exercer funções de liderança. A impulsividade não é uma característica de maturidade. As pessoas que cedem a ira são consideradas despreparadas ao que os ambientes corporativos necessitam. A irritação aumenta a pressão e não resolve problemas, muito pelo contrário.
Na ânsia de demonstrar este sentimento, como dizia Shakespeare: “seguimos tomando o veneno esperando que os outros morram”. Que horror!!! Você ficará doente e aquele que lhe provocou raiva continuará repetindo o motivo que o irritou e ninguém fará nada. Você é o insano.
Tente isso: Ao ser provocado numa situação irritante: Cale-se! Contenha a raiva! Respire! Quando você oxigena o cérebro os pensamentos se organizam e a sua fala será calma e consistente quando você aguardar a vez de falar. Todos o ouvirão e respeitarão.
Lembre-se: “Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde” (Séneca)
Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

S.O.S.

S.O.S.

SOS é um conto de autoria anônima que fala sobre o valor da maturidade e…Leia Mais

Enter your keyword