Os 3 K’s das Competências Individuais

Os 3 K’s das Competências Individuais

Os 3 K’s das Competências Individuais

Total de visitas: 383

Um grupo pequeno de pessoas cria identidade com o que faz. A grande maioria age de forma reativa e não busca conscientemente desenvolver competências para sua carreira como faria para um projeto.

Segue de forma aleatória e sem direção, ou ainda segue o que lhe apontam, sem críticas.

Não é preciso muito para perceber que o trabalho está mudando e que o “emprego – uma das formas que o trabalho se apresenta” está escasseando e em muito breve não atenderá à todos.

A maioria não percebe a inovação e não se prepara para ela.

Nem mesmo pensa na sua rede de relacionamentos como forma de estruturar sua mobilidade na empresa atual ou no mercado de trabalho. Na verdade só pensa ou dedica-se à ela quando isso se torna essencial para a sobrevivência.

Não pensa na sua rede como interlocutores de seus planos individuais de desenvolvimento.

Então quero trazer aqui um pouco sobre onde podemos apoiar nossas expectativas quanto ao futuro.

Vamos falar do “método de análise de gestão de carreira” denominado de Carreira sem Fronteira ou Carreiras Inteligentes”, desenvolvido por Arthur e Rousseau(1999) apud Tieppo et al.(2011).

Nele se ressalta a importância e/ou necessidade das pessoas/profissionais desenvolverem 3 (três) grupos de competências pessoais e transferíveis entre organizações ou atividades.

O método defende que essas competências devam ser acumuladas pelas pessoas, pois embora análogas às organizações, não são subordinadas à nenhum empregador, pois dizem respeito ao que o individual é capaz de produzir mesmo fora dos formatos atuais de trabalho nas diversas organizações, portanto para qualquer caminho que se pretenda seguir.

De posse delas, será possível aos profissionais navegar nas diversas formas que o trabalho se apresentar, quais sejam:

  1. Know Why (Auto conhecimento) – Saber por que fazer/ a razão de ser assim/ querer ou não querer aquilo => reflete a identidade e a motivação individual, o significado pessoal e identificação com o trabalho.
  2. Know how (Desenvolver Competências) – ter conhecimento de como fazer => representa as habilidades e especialidades individuais relevantes para o trabalho/tarefa.

  3. Know Whom (Networking/Rede de Relacionamento) – Capacidade de saber com quem + se fazer conhecido pelo que faz => reflete as relações interpessoais e redes de relacionamento importantes para o trabalho/prestação de serviço.

Além dessas 3 competências uma a mais se torna de extrema relevância para que o “bambu envergue mas não quebre”:

       4. Adaptability to changes – Flexibilidade para mudanças => Capacidade de acompanhar as mudanças e flexibilizar-se para promovê-la.

Busque avaliar e pontuar suas competências.

Dê uma nota para elas (de 0 a 10), por grupo de competências, e responda segundo sua auto-análise se:

  • há clareza e foco em seu desejo de carreira?
  • este foco está sendo refletido nas competências que você busca e acumula em seus certificados pendurados na parede ou guardados em suas gavetas (e o quanto estes custaram/custam financeiramente em detrimento de suas metas)?
  • seus relacionamentos lhe servem ou apenas são servidos?
  • você está pronto para mudar, aprender e compartilhar com o que vem por aí?

Nunca é tarde! Tome consciência de si mesmo; do que está ao seu entorno; quem pode acompanhá-lo; seja flexível e vá em frente!

Leia Mais

3K’s- Autoconhecimento – Know Why

3K’s – Como Desenvolver Competências Know How

3K’s – Networking – Fazer-se conhecido e reconhecido

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

Comments (3)

  1. […] continuidade ao tema dos 3K’s das Competências Individuais, o próximo K refere-se a capacidade de perceber, identificar e desenvolver […]

  2. […] recentemente dos 3K’s da Competências Individuais. O primeiro deles trata do […]

  3. […] continuidade ao tema dos 3K’s das Competências Individuais e depois de falarmos do Autoconhecimento e o Desenvolvimento de Competências, seguimos com o […]

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

Related Posts

Enter your keyword