Networking (Know Whom) : Como está a sua capacidade de conectar-se e fazer-se conhecido e reconhecido?

Networking (Know Whom) : Como está a sua capacidade de conectar-se e fazer-se conhecido e reconhecido?

Networking (Know Whom) : Como está a sua capacidade de conectar-se e fazer-se conhecido e reconhecido?

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Networking (Know Whom) : Como está a sua capacidade de conectar-se e fazer-se conhecido?

Dando continuidade ao tema dos 3K’s das Competências Individuais e depois de falarmos do Autoconhecimento e o Desenvolvimento de Competências, seguimos com o último K que se refere a sua capacidade de criar e manter redes de relacionamento que o tornem conhecido e reconhecido no mercado de trabalho.

Todos ouvimos sobre o valor do networking não é mesmo?!
Mas você cuida da sua?!
 

Quem você pode considerar que está lá e como você garante que são suas conexões ? 

Essas pessoas, todas elas, sabem o que você qual é o seu portfólio de serviços e estão atentas para lembrar disso indicando-lhe?

Onde você deixa claro suas competências e como as atualiza para que elas potencializem os mercados onde pode atuar?

 
Pois é. Se você ficou aí procurando respostas e algumas delas você acredita que precisam de um pouco mais de sua atenção, este post é com você. 
Desde o advento da internet a forma de comunicar-se mudou.
Redes
Grande parte dela ocorre através de canais digitais: sites institucionais ou pessoais, blogs, canais youtube, Web TV’s, Instagran, Google+, emails com catálogos digitais, Whatsapp, Rede social como Facebook (com respectivas fanpages), Rede profissional como o Linkedin e etc (uma infinidade).
Essas redes exigem principalmente:
  • atualizações constantes sobre sua trajetória profissional, projetos executados, competências desenvolvidas, eventos que participou e etc
  • temas interessantes que tragam seguidores aos seus canais, e
  • testemunhos de quem contratou seus serviços, atestando a qualidade de suas entregas e relacionamentos.
A maior parte das pessoas ainda não se conectou à todas essas novas mídias (e alguns sentem-se desconfortáveis com elas) e portanto esses canais pouco sabem dos seus serviços e trajetórias.
O fato é que se alguém procurar um serviço específico nesses canais, só encontrará quem se dá a este trabalho.
É, trabalho sim. Há muito trabalho para manter tudo isso.
Quando não se está disposto a cuidar disso pessoalmente (ou falta habilidade), então busca-se (e paga-se) empresas de marketing digital (que vão muito bem obrigada) para apoio e estruturação do profissionalismo que se deseja dar àquilo que sustenta a sua marca pessoal.
Estas empresas ajudam até a construir conteúdo. Sem falar nos profissionais de assessoria de imprensa que buscam os canais corretos, criam cadência de publicação nos segmentos em que você pretenda atuar. Apoiam o seu reconhecimento público.

reuniões de networkingAlém dos canais digitais, existem também os encontros de networking onde as pessoas vão fisicamente (hotéis, associações, restaurantes, cafés e etc).

Este canal, à quem é mais reticente com redes web, é bem mais palpável.
Desde que bem organizados por alguém que estruture o grupo, os participantes tem seu espaço para apresentar-se, explicar em que áreas de negócio atua e quais são os serviços que oferece. Além disso é possível trocar idéias sobre vários assuntos, sem contar o quanto aprende-se sobre novos mercados.
Histórias engraçadíssimas são contadas nestes eventos e há espaço também para as ironias sobre fatos da vida cotidiana(e isso tem muito assunto), que trazem um pouco do que as relações humanas tem de melhor:
  • os apertos de mão;
  • os olhos nos olhos (aqui não tem engano);
  • os cartões de visitas físicos trocados entre si;
  • o compromisso de novos encontros onde mais se aprende sobre o outro;
  • estreitamentos para esbelecer relações confiança;
  • busca de referências sobre o que você já fez e está fazendo, e
  • a partir daí recomendá-lo.

Mas você não é um profissional liberal e sim alguém que está em busca de recolocação nos ambientes corporativos. Pois então, isso tudo serve para você também.

A crise demitiu 14 milhões de pessoas.

Onde está o trabalho?! Quem pode atestar sobre você? Quem sabe o que você quer? Quem o apoia e está atento às oportunidades que se quer são anunciadas?!

Muitas oportunidades estão restritas às indicações nas redes de relacionamento pessoal e profissional.

Não se engane.

marcapessoal

Know Whom diz respeito ao que as pessoas falam sobre você (e não ao que você pensa que é).

 

 

Portanto desenvolva:

  • sua capacidade de criar e sustentar sua identidade e marca;
  • uma história de resultados que possa ser testemunhada formalmente em suas redes;
  • sua rede (construídas em sua trajetória) e coloque-a a serviço de sua novas conexões éticas;
  • conexões e estabeleça-as principalmente com pessoas que efetivamente estejam dispostas à fazer o mesmo por você.

Cuidado com as propostas com o caminho só de ida, e sucesso em sua jornada! 

Leia Mais

Os 3K’s das Competências Individuais

3K’s – Autoconhecimento

3K’s – Como Desenvolver Competências Know How

 

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

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