Desenvolver Competências (Know How): O que é necessário?

Desenvolver Competências (Know How): O que é necessário?

Desenvolver Competências (Know How): O que é necessário?

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Desenvolvimento de Competências – Know How

Dando continuidade ao tema dos 3K’s das Competências Individuais, o próximo K refere-se a capacidade de perceber, identificar e desenvolver competências.

No post sobre Autoconhecimento a ferramenta DISC foi sugerida para apoio à essa descoberta.

Nela é possível ver muito mais.

No relatório gerado pela ferramenta DISC são trazidos quais quesitos precisam ser desenvolvidos em função daquela  carreira/função que se pretenda perseguir e respectivos percentuais de aderência do cargo com a pessoa.

Alguns esclarecimentos sobre a metodologia:

1 – Metodologia DISC

A metodologia DISC de Análise de Perfil Comportamental foi desenvolvida a partir dos estudos do psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard William M. Marston, nos Estados Unidos.

Hoje, está presente em mais de 60 países e é utilizada por milhões de pessoas e empresas.

metodologia
O DISC identifica a intensidade dos quatro fatores que formam o comportamento das pessoas – Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Cada um deles pode ser alto, quando está acima da linha média do gráfico DISC, ou baixo, quando aparece abaixo dessa linha.

A intensidade com que se apresentam no gráfico possibilita uma análise completa do comportamento dos indivíduos. Cada fator possui uma série de características, que estão dispostas resumidamente na tabela acima. Quanto mais próximo dos extremos do gráfico, mais predominantes elas serão.

(Trecho retirado do relatório Disc Etalent)

Cada perfil/fator comportamental compreende 3 subfatores que compõem o que a Metodologia DISC Etalent nomeou de Dodecaedro de Competências.

Nele é possível verificar que no oposto de cada subfator teremos outra característica que se potencializa ou que se reduz em razão daquilo que é maior no perfil do cliente. Não há certo ou errado. Tudo está correto e as pessoas são diferentes umas das outras.

Essa visão possibilita formar equipes que se complementem em favor de maior produtividade.

Dodecaedro de Competências

 

2 – Quem pode aplicar o teste, traduzi-lo ao cliente e orientar o cliente

Disc

 

Somente um Analista Comportamental Certificado na metodologia pode aplicar e apresentar a devolutiva do teste DISC ao cliente.

Certifiquei-me pela Metodologia da Etalent e este é um dos serviços que possuo em meu portfólio. Conheça.

 

 

 

Vamos às sessões do relatório:

  • Análise Gráfica

São apresentados 4 gráficos para refletir o perfil do clientes em alguns aspectos, quais sejam:

perfilestrutural

Perfil Estrutural: Este gráfico representa a essência da pessoa, descrevendo seu verdadeiro estilo comportamental quando está completamente à vontade ou exposta a uma situação de intensa pressão, já que tal condição limita sua capacidade de adaptação. 

perfiladaptado

 

Perfil Adaptado: Este gráfico descreve o comportamento que a pessoa deseja demonstrar, consciente ou inconscientemente. São as características que ela tentará utilizar no seu ambiente de trabalho, como resposta ao que julga ser necessário adaptar.

perfilresultante

 

Perfil Resultante: Este gráfico representa o comportamento mais provável no presente momento, pois é o resultado
da combinação do Perfil Estrutural e com o Perfil Adaptado.

perfilmudanças

 

Perfil de Mudança: Este gráfico representa as possíveis mudanças ocorridas entre o Perfil Estrutural e o Adaptado, indicando a ampliação ou a diminuição da intensidade de cada um dos fatores DISC. Nele, pode-se observar o esforço do indivíduo para se adequar ao momento atual.

 

  • Análise Descritiva – Know How

Nessa sessão é trazido o detalhamento do comportamento do cliente. Seu modo de agir, seus talentos, sua forma de se comunicar, seus aspectos de motivação, seu modelo decisório, como se porta como líder e liderado, e onde estão suas principais deficiências.

raioxcomportamental* Resumo do comportamento

* Características que se destacam (positivas)

* Características que não se destacam (melhorias)

* Como se motiva

* Como se comunica

* Como toma decisões

* Como se planeja e organiza

* Como gerencia outras pessoas

* Como gostaria de ser gerenciado

  • A Pessoa e o Talento

talentos

A Etalent mapeou 36 talentos brasileiros, dentro da perspectiva comportamental, bom base nas competências e motivações das pessoas. Eles foram construídos a partir de combinações dos fatores DISC. O Mapa de Talentos permite uma visualização rápida e objetiva dos talentos que integram um time.

Facilita a avaliação e o gerenciamento de equipes, permitindo a construção de estratégias para atração de novos profissionais e a identificação dos pontos fortes do grupo, favorecendo resultados de alta performance.

(trecho retirado do site Etalent)

 

 

 

dodecaedrotalento

 

A Talent traz, além das competências o perfil do cliente plotado sobre o seu talento deixando revelar onde ele está sendo exigido além do que tem para entregar e onde ele pode fazer além do que está sendo exigido, no melhor aproveitamento de suas competências.

Você sabe qual é o seu talento?

 

  • A pessoa e o Cargo – Know How

Em função do perfil e carreira escolhida o relatório trará o grau de aderência deste perfil ao que está, apontando os pontos de competências a serem desenvolvidas. Veja:

Dodecaedrocargo

Mas, se o esforço de desenvolvimento se identificar muito alto, então o analista comportamental, em apoio ao cliente e seu perfil, apoiará cruzando o banco de cargos existentes na aplicação com suas características e identificando onde ele poderá ter maior sucesso em menor tempo, reduzindo inclusive seus investimentos em desenvolvimento já que a aderência demonstrará onde melhor ele se adequa. Veja o exemplo abaixo:

Correlação Know How

O cliente estava na função/cargo de engenheiro civil, porém não se sentia confortável.

Veja que ao comparar seu perfil comportamental com o do cargo de engenheiro civil  o percentual de aderência foi de apenas 55%, fazendo com que ele tivesse um alto esforço para atender aos requisitos exigidos, por isso o desconforto.

O que desenvolver – Know How

Identificando seus pontos fortes e cruzando com os cargos trazidos pela base do sistema foram identificados o de coordenador de projetos (70% de aderência) e Gerente de Projetos (76% de aderência), onde efetivamente ele tem intenção de atuar. Estes maiores percentuais significam que suas competências pessoais tem maior aderência nestes cargos, exigindo menor esforço e desenvolvimento, portanto menor custo.

De posse desta identificação é possível emitir o relatório de pessoa X cargo (pretendido de maior aderência) e mapear quais características precisam ser desenvolvidas, reduzindo o tempo e o investimento para alcançar o próximo nível ou para que o cliente senta-se mais adequado às responsabilidades da nova função.

Aqui detalhamos como é possível identificar que competências comportamentais são necessárias e quais precisam ser desenvolvidas.

As competências técnicas também são necessárias.

Estas poderão ser mapeadas pelo apoio trazido pela Consultoria de Carreira em função desta adequação e sobre aquilo que o cliente já percorreu na sua trajetória.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil para suas necessidades e dúvidas.

Leia Mais

Os 3K’s das Competências Individuais

3K’s – Autoconhecimento

Neila Cristina Franco

Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Coach Comportamental certificada pelo Instituto Edson De Paula na Metodologia Coaching Comportamental Evolutivo®; Consultora Disc Etalent; Oradora Profissional formada pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Venco Consultoria; Escritora, Palestrante.

Comments (3)

  1. […] 3K’s – Como Desenvolver Competências Know How […]

  2. Thank you for your article. Really Cool.

    1. Neila Cristina Franco
      Neila Cristina Franco out 2, 2017

      thanks!

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