Capacidade Produtiva: É preciso saber dizer não!

Capacidade Produtiva: É preciso saber dizer não!

Capacidade Produtiva: É preciso saber dizer não!

Total de visitas: 104

Capacidade Produtiva: É preciso saber dizer não!

Recentemente ouvi de uma pessoa:

“Mandaram várias pessoas embora e todas as atividades foram sendo passadas para mim. Não tenho tempo de ir banheiro, almoçar, ir pra casa, nada!”.

Meu pai dizia: “Se você precisa ficar além do horário com frequência, das duas uma: ou você não é competente para realizar a atividade ou a quantidade de demanda é demais para uma só pessoa”. 

CAPACIDADE PRODUTIVA ? Meu pai já tinha aprendido a fazer a gestão de seu tempo.

Mas a maior parte das pessoas acredita que dizer “não”, não é profissional.

Se a crença de que “um bom profissional sempre está pronto para ajudar” o persegue, ele vai dizendo “sim”, “sim” e “sim”(ou calando, o que dá no mesmo) até esgotar-se, frustrar-se e culpar-se pelo degrau de incompetência finalmente alcançado.

Adoecido estará.

De outro lado, aquele que repassa diversas demandas ao mesmo profissional para datas simultâneas, sem analisar aquilo que já lhe delegou; ou se quando as entregas desse funcionário começam a atrasar ou não chegam no padrão de antes o taxa de incompetente e descomprometido, NÃO TEMOS AQUI UM BOM LÍDER.

Não é preciso que sejamos mal educados para dizer não.

Se houver respeito para nos ouvirem e entender o não, o façamos de forma profissional, demonstrando as atividades com que já estamos comprometidos, de forma organizada, na agenda, com o detalhamento de tudo que temos para entregar.

Se for aceito um adiamento desta entrega para além daquelas com que já nos comprometemos, o aceite poderá ser feito.

Ora,  estando todos nós no século XXI e tendo à frente muitas mudanças nos modelos de entrega da nossa força intelectual com a reforma trabalhista, é preciso avaliar como deixaremos nossa marca nos ambientes por onde passarmos.

Devemos lembrar de que sermos bons profissionais está relacionado ao quanto nos comprometemos com a qualidade e o resultado, e não apenas com o VOLUME do que entregamos. 

 

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP. Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Related Posts

Enter your keyword