Automatizar Processos Imaturos Acelera o Caos!

Automatizar Processos Imaturos Acelera o Caos!

Automatizar Processos Imaturos Acelera o Caos!

Total de visitas: 577

Automatizar Processos Imaturos Acelera o Caos!

Construí minha primeira carreira principalmente na área de tecnologia. Dos 30, 25 anos foram lá.

Assisti muitas empresas acreditarem que a tecnologia tudo poderia resolver.

Especializei-me em processos de governança de TI porque sempre acreditei, que mesmo lá, algum controle precisava existir para garantir o direcionamento que desejávamos alcançar, cumprindo nossos acordos com os nossos usuários na disponibilidade dos serviços, sistemas e infraestrutura.

Até mesmo para ajudá-los a construir aquilo que precisavam.

Mas muitas empresas cederam ao apelo da inovação tecnológica a qualquer preço. A inovação estava acima dos cuidados com:

=> o melhor processo (dizem : pra quê processo? algumas ainda dizem, mas na verdade o que fazem é confundir o seu verdadeiro conceito e valor com burocracia);

=> na definição da matriz de responsabilidades (cachorro de dois donos….);

=> definição das alçadas de aprovação de pedidos de compra (e as respectivas procurações válidas para apoiar o que os sistemas automatizavam…numa auditoria SOX a primeira fragilidade sistêmica);

=> da política comercial que seria praticada (que pode encarecer o produto por causa de bonificação, premiação e comissões; ou ainda acabar com a reputação daquela marca porque afeta: trocas, defeitos, produtos, satisfação do cliente e etc);

=> do custo dos seus produtos e processos (sem um custo apurável não é possível garantir que margem está sendo alcançada e a tecnologia processará o que houver lá);

=> dos perfis necessários à quem deva exercer seus papéis nas funcionalidades sistêmicas (mas davam à alguns privilégios de configuração de alíquotas fiscais de regulatórios estaduais que nem sempre o profissional conhecia ou diferenciava),

e etc, etc e etc.

Desejavam acelerar. Queriam automatizar algo que iria mais rápido.

Para onde? À lugar algum, ou pior, aos problemas que enfim desaceleram aquilo que se desejava alcançar; aumentando os custos operacionais, apesar dos altos investimentos em tecnologia.

O que a tecnologia economizaria, não se confirma. O ROI não existe de fato.

Há tempo para tudo!

Automação de Processos

 

 

Mas ainda sou a favor da inovação e da tecnologia, mas somente quando algum tempo for dedicado ao que “a tecnologia terá de processar”. Este é o seu papel, sempre será.

Enfim, a qualidade do que a tecnologia processa depende EXCLUSIVAMENTE da qualidade dos dados com que a alimentamos e dos processos que a sustentam!

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP. Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach Profissional (foco carreira); Consultora/Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Instrutora de Treinamentos e Escritora.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

Related Posts

Enter your keyword