Delegação e Feedback: Você deixa claro para sua equipe o que espera dela?
Delegação e Feedback
Você deixa claro para sua equipe o que espera dela?!
Delegação
Verdade.
Em pleno século XXI há quem acredite nessa linha!
Mas não é verdade também que a escola democrata de liderança (nascida nos anos 80) tenha mudado isso e considerada o “retrato de sucesso”.
Nela muitos erros foram cometidos e muitos profissionais rotulados para sempre por causa da conduta de pouca responsabilidade. Também não era este o caminho.
Ainda existem por aí líderes expondo suas equipes antes delas estarem prontas. Então o que fazer?
Essa má performance ocorreu (e ainda ocorre) porque nem todos os profissionais, dentro dessas equipes estavam (ou estão) maduros e prontos para receber alçadas e autonomia, na execução de suas atividades por fim.
Ansiosos e enganados pela promessa de carreira meteórica cometeram (ou cometem) os mesmos equívocos do passado, infelizmente.
Vejamos então alguns motivos para que isso ocorra:
- faltam conhecimentos da HISTÓRIA e CULTURA da empresa;
- faltam SEGURANÇA e ATITUDE para suportar a PRESSÃO, e
- por fim os perfis carecem de FLEXIBILIDADE e CRIATIVIDADE para contornar PROBLEMAS e RISCOS.
A LIDERANÇA SITUACIONAL é um bom caminho para preparar a equipe.
Aquele líder que se dá ao trabalho de conhecer cada um dos membros de sua equipe, respeitando sua curva de aprendizado, e exercendo individualmente modelos de acompanhamento diferentes segundo sua maturidade, conhecimento técnico e perfil comportamental, tendem a alcançar um bom resultado, portanto.
Claro que dá trabalho, mas também RESULTADO.
Estudos das práticas mais recentes de liderança têm evidenciado (leia os links abaixo) que:
- delegação de atividades;
- feedback (e suas oito regras de eficácia);
- desdobramento de metas entre equipes garantindo os bônus de forma justa,
- formações técnica e comportamental
são ferramentas essenciais para ter grupos altamente produtivos e maduros.
Passos para uma liderança situacional de sucesso:
1) Atitude de líder
É nela que se confirmam os resultados e a excelência.
É claro que as práticas e atitudes exigem congruência, cadência, constância, persistência e conhecimento de cada integrante da equipe (seus valores, suas habilidades individuais e técnicas e este é um caminho seguro para ser uma referência da equipe e alcançar o seu respeito, enfim.
2) Conheça sua Equipe
Para conhecer sua equipe é necessário identificar seus potenciais para adequá-los o melhor possível aos seus talentos individuais.
Aproximar-se. Conversar. Olhar nos olhos. Ensinar. Apoiar.
Como diz o provérbio popular:
“Para se conhecer uma pessoa é preciso comer um saco de sal com ela. E, às vezes, é pouco!”.
3) Envolva-a na Definição das Metas
Se ela for ouvida e participar da construção das metas se sentirá parte da estratégia, portanto comprometida com você.
Promover o alinhamento sobre as metas da empresa é um fator primário para desenvolver confiança. Então comece.
Valorize seu papel e responsabilidades e se ainda não está claro, defina-as.
Sabendo-se necessária tornar-se-á solidária, participativa e comprometida.
Com você e com as metas corporativas também.
4) Acompanhe o desempenho
A cadência para acompanhar o resultado faz parte da Gestão de Metas.
Monitorar o resultado é parte extremamente importante para reagir aos desvios daquilo que se pretende alcançar.
Com base nisso será possível construir uma aliança com sua equipe para a realização do plano de melhoria.
É sabido que uma equipe inicia sua fidelidade corporativa a partir da relação com sua liderança, principalmente.
Portanto invista nela.
5) Crie confiança através de um exemplo transparente e de colaboração
2) Confie nela e nos seus ensinamentos
É pelo conhecimento daquilo que você espera dela e por estar motivada a realizar as tarefas (que se sinta preparada), que a equipe fará o melhor, então acredite que a lição foi aprendida.
A prática de tomar decisões e de que você faz mais rápido pode impedir que sua equipe cresça.
Então controle-se, deixe que ela faça e confie.
3) Não se deve levar feedback apenas no momento da demissão
Deixar de dar feedback diz muitas coisas sobre o seu modo de liderar.
E não de quem erra, se vai ou é desligado.
4) Seja um líder formador
O líder é antes de tudo um PROFESSOR e é pelo EXEMPLO que deve buscar se tornar um ESPELHO para sua equipe.
Um bom líder prepara sua equipe para assumir o seu lugar, então exerça sua responsabilidade.
A equipe deve conseguir realizar todas as suas atividades, TOMAR DECISÕES, REDUZIR RISCOS e ALCANÇAR METAS, mesmo que o líder não esteja presente.
Os profissionais do futuro devem ser capazes de exercer o auto-coaching, serem auto-responsáveis e auto-motivados.
O líder deve estar livre para seguir o seu próprio caminho de crescimento profissional.
É papel do líder preparar essa EMANCIPAÇÃO para dar VELOCIDADE aos processos e às empresas do futuro.