UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC

UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC

UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC

Total de visitas: 190

UM CASO DE SUCESSO DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE CRISE COM DISC

O que mais ocorreu na mente das pessoas que se viram sem um plano C na pandemia do coronavírus foi:

E agora?

É sabido que no Brasil tínhamos ainda mais de 13 milhões desempregados (vítimas da crise de 2014/2018), que já estavam no plano B, informais ou autônomos. No 2º semestre de 2019 o aquecimento da economia criou esperança. E então chegamos a 2020 e a falta de planejamento de crise e infraestrutura cobram seu preço.

Matemáticos e Estatísticos todos os dias trazem cenários e mais postergações sobre a data de retomada das atividades, não só aqui, mas no mundo. Nunca recorremos tanto aos indicadores para prever cenários quanto agora.

Dizem que o mundo será diferente a partir daqui.

O TRABALHO VAI MUDAR? NO QUE? QUEM ESTÁ ACOMPANHANDO?

A grande maioria não.

MAS HÁ QUEM PLANEJE A VIDA.

Há muito tempo o DISC apoia a avaliação de competências comportamentais em relação aos cargos/carreiras, mas isto era muito mais usual nas empresas. Veja aqui o que falamos sobre isso.

Mas quero trazer o valor do DISC como ferramenta de apoio aos profissionais que NÃO QUEREM DELEGAR a decisão do rumo de sua vida profissional à terceiros.

A tendência agora é de negócios e empresas exponenciais, ou seja, devemos falar de como as profissões e seus especialistas irão apoiar o futuro, sem pensar no conceito de carreira atual.

Tenho alguns clientes de consultoria e coaching de resultados, na maior parte ainda empregados, mas quero destacar o WELLINGTON ÁVILA que me procurou no segundo semestre de 2016, no meio da crise portanto, para apoiar a estruturação e direcionamento de sua vida profissional.  

Ele mora no Rio de Janeiro e eu em São Paulo.

A única condição colocada por mim é que o primeiro e o último encontros fossem presenciais. Era preciso criar uma relação de confiança e assinar um acordo de compromisso entre nós e ao final ler os resultados.

Os demais encontros foram remotos pelo Skype. Alguma semelhança com o modelo que agora estamos limitados?! Pois então.

Voltemos.

Ciente de sua inclinação para a área de tecnologia e segurança da informação buscou um diagnóstico sobre suas possibilidades e tinha CERTEZA que o mercado de trabalho iria MUDAR.

Cybersecurity e LGPD já eram verdades absolutas (lá fora) e não tardaria a nos alcançar.

Partimos do Perfil Comportamental DISC ETALENT® e o cruzamento das carreiras desejadas, onde ele pôde confirmar sua compatibilidade (ou aderência %) com as cadeiras ou profissões abaixo. Veja:

Estruturamos assim seu plano de desenvolvimento individual utilizando o método SMART.

Definida a meta específica (S) a ser alcançada nas cadeiras de TI/SI e Docente, Wellington foi solicitado a pesquisar as competências técnicas exigidas pelo mercado para as vagas que gostaria de se candidatar e cujos REQUISITOS ainda não atendia.

LISTOU OS REQUISITOS e foi solicitado a definir suas prioridades (ART) no TEMPO.

Por que?

Para que a sua escalada profissional pudesse retroalimentar o ORÇAMENTO necessário para a ascensão (exponencial) desejada.

Ninguém sai de analista para especialista de um dia para o outro. É preciso viver, aprender cada degrau.

Cursos são caros e comprometem o orçamento. Para isto houve uma planilha em excel para garantir como tudo o que foi incluído seria provido.

Por isso também, nem tudo ocorre ao mesmo tempo. Veja:

Veja que seu planejamento incluiu:

  • Formação acadêmica
  • Formação técnica – certificações em TI
  • Idioma
  • Marketing Pessoal (palestras, matérias técnicas)
  • Lazer – para suportar o esforço que iria ser exigido.

Todas as ações foram acompanhadas e tabuladas por status, trazendo visão do cumprimento de cada fase (concluída, em andamento, planejadas), criando COMPROMISSO E MOTIVAÇÃO no tempo.

Foi solicitado também a definir com quais INDICADORES (M) garantiria e se certificaria sobre o caminho escolhido.

Durante a execução do seu plano muitos indicadores foram criados, cumpridos, ultrapassados e algumas metas potencializadas.

Foi muito motivador perceber que com foco algumas metas haviam sido subestimadas. BINGO.

Fizemos sessões de acompanhamento até que ele estivesse compromissado em manter a cadência para o plano, no total de 20 sessões.

Uma vez por semana com tarefas e lições de casa cumpridas.

Wellington é DISCIPLINADO. PERSISTENTE. MOTIVADO.

Para resumir, passados 3 anos e meio, SEUS TÍTULOS E MARCOS falam por si:

Foto: Globo Play – Entrevista sobre Golpes na Internet.
Outras matérias para Tupi FM e Extra Globo.

Enfim, a trajetória de Wellington foi planejada mas principalmente PERCORRIDA, CUMPRIDA, PERSEGUIDA. ATENTA para priorizar isso ou aquilo. Mas não foi abandonada.

Somente a visão antecipada para o futuro permitiu o alcance de suas metas PESSOAIS e PROFISSIONAIS.

MÉRITO TODO DELE.

Tive o privilégio de apoiar mais de 50 profissionais, de áreas como TI, Serviços, Engenharia, Direito, Marketing, Artes, Qualidade, Educação, Comercial, que anteciparam seu olhar para o FUTURO, definiram e CUMPRIRAM seu PLANEJAMENTO, tomando as rédeas de suas vidas profissionais, SEM MEDO.

BONITO DE VER.

As pessoas tendem a ter medo daquilo que as atropelam. Do que desconhecem. Quanto mais se antecipam menor o risco, menor as perdas.

E você?

É o confinamento que lhe impede de pensar no futuro?

Neila Cristina Franco

Pós-Graduada em Coaching e Liderança pela UNIFACCAMP; Graduada em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação; Consultora de Resultados White Belt pela Falconi; Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Coach e Mentora Profissional (foco corporativo e carreira); Analista Comportamental Disc Etalent; Oradora Profissional pelo Instituto Reinaldo Polito; Help Desk Manager pelo Help Desk Institute; Itil Foundation pela Alumni; Docente e Escritora.

Deixa uma mensagem

Seu e-mail não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts

Enter your keyword